Eventos marcam o início do ano letivo nos campi – Instituto Federal do Paraná

Eventos marcam o início do ano letivo nos campi

Nesta segunda-feira (04), o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, esteve junto com o chefe de gabinete, Cléber Serafin, na abertura da Semana Pedagógica do Campus Pinhais. O encontro com a comunidade interna foi o primeiro de uma série que acontecerá neste mês em 13 campi do IFPR: uma equipe de gestores participará dos eventos de início de ano letivo, tais como semanas pedagógicas, aulas inaugurais e formaturas.

A intenção é promover uma aproximação entre gestão e comunidade durante o reinício das atividades pedagógicas nas 25 cidades em que o IFPR está presente. A capilaridade, essencial como estratégia de difusão da educação pública, gratuita e de qualidade, promovida pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é um desafio para a gestão centralizada na capital.

“Em todo Paraná, o IFPR tem cerca de 35 mil estudantes, muitos dos quais desconhecem que o Instituto está em outras 24 cidades além da unidade que ele estuda, com a mesma missão e papel social. Muitos desconhecem, inclusive, que temos uma estrutura administrativa centralizada na Reitoria e que, em todo estado, nossos estudantes desfrutam da mesma qualidade de ensino, aliada a uma intensa política de assistência estudantil, que visa fortalecer a extensão, pesquisa e inovação, além de respeito à diversidade e à inclusão”, comenta Zanatta.

A equipe participará de semanas pedagógicas e aulas inaugurais nos campi Telêmaco Borba, Ivaiporã, Colombo, Curitiba, Irati, Capanema e Jacarezinho; assinará ordens de serviço em Jaguariaíva e Goioerê; e estará presente em formaturas nas unidades de Jaguariaíva, Irati, Paranaguá, Goioerê, Telêmaco Borba, Assis Chateaubriand, Londrina, Foz do Iguaçu e Capanema.

Integração regional

No sudoeste do Paraná, dia 06 de fevereiro, acontecerá um evento de integração multicampi, envolvendo as unidades de Barracão, Capanema e Coronel Vivida. “Vamos nos reunir com servidores dos campi para discutir sobre identidade e como ela se enquadra no Projeto Político Pedagógico. Para isso, contaremos, também, com a presença do pró-reitor de ensino, Amarildo Magalhães”, explica o diretor-geral do Campus Capanema, Marcos Schimitt. Na terça-feira (05), os participantes se juntam localmente para conversar sobre suas especificidades e demandas, e no dia seguinte todos se apresentam em Capanema. Confira como foi.

Acompanhe os eventos dos campi e as semanas pedagógicas nas páginas institucionais.