Evento em Curitiba discute empreendedorismo e solução de problemas sociais locais – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná realizou nesta semana, entre os dias 06 e 10 de agosto, em Curitiba, a Maratona Células Empreendedoras, etapa regional sul. A ação tem por objetivo estimular, incentivar e entusiasmar para a formação e consolidação de estudantes e servidores empreendedores em todos os Institutos Federais para o fortalecimento do empreendedorismo no país.

Os campi do IFPR participantes foram Assis Chateaubriand, Capanema, Curitiba, Irati, Ivaiporã, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu e Telêmaco Borba. Os estudantes foram mesclados em 26 grupos e orientados por servidores que participaram do “Workshop de formação de Educadores Empreendedores”, que aconteceu dia 06, no Campus Pinhais, e tornaram-se “mentores” das equipes. De 07 a 10 de agosto, o evento ocorreu no campus da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep),  com cursos de competição (gamificação) voltados à formação dos empreendedores e troca de conhecimentos entre os diversos atores do ecossistema. Participaram 119 alunos e 40 servidores do IFPR; outros cinco são de outras Instituições da Rede e participaram como convidados.

Nesta sexta-feira (10), cinco projetos foram escolhidos para a próxima etapa nacional on-line. Depois, os escolhidos irão para a grande final em Pernambuco, onde três equipes saem vencedoras de todo o Programa Células IF 2018.

• 1º lugar: Startup Sinergia
  • 2º lugar: Startup MacroOrgânico
  • 3º lugar: Startup Ikos
  • 4º lugar: Startup Lume
  • 5º lugar: Startup MedDescarte

Por definição, uma Célula Empreendedora é um grupo de jovens, orientado (ou não) por professores, que através de mídias sociais e ecossistema de ações de fomento à criatividade são encorajados a ter autonomia e espírito empreendedor em parceria com empresas, incubadoras e aceleradoras.
Usualmente, a Célula Empreendedora transforma-se em empresa ou startups, envolve-se em transformações de cunho social, além de gerar profissionais de alta competência para o mercado cada vez mais carente de pessoas com perfil inovador.

Os Institutos participantes da edição 2018 são: IF Goiás, IF Rio de Janeiro, IF Pernambuco, IF Paraíba, IF Rondônia e IF Paraná.

*A Secretaria de Governo da Presidência da República (Secom/SG-PR) autorizou, particularmente, a divulgação do evento entendendo que essa ação estimula os estudantes à inovação; outras ações neste mesmo sentido não estão liberadas com base nas Instruções Normativas devido ao período eleitoral.