Estudantes visitam Mostra da Cultura Indígena Kaingang em Palmas – Instituto Federal do Paraná

Estudantes visitam Mostra da Cultura Indígena Kaingang em Palmas

Estudantes do segundo ano do curso Técnico em Serviços Jurídicos do Campus Palmas, acompanhados da professora Magda Salete Vicini e da servidora técnico administrativa Maisa de Proença Pereira, visitaram a XII Mostra da Cultura Indígena Kaingang, realizada na Escola Kaingang, em Palmas. A mostra teve início no dia da visita e prossegue até quinta-feira (20), conta com exposição de fotos e comidas típicas, ervas medicinais, apresentações de dança, canto, músicas e outras manifestações da etnia. A mostra também permite a participação e a integração com as instituições de ensino de Palmas, que podem realizar apresentações durante a programação do evento.

A professora Magda explica que a visita teve como objetivo promover a vivência estética de alguns dos conteúdos aprendidos em sala de aula. “A disciplina de artes abordou as culturas tradicionais do Paraná, como a dos índios e dos quilombolas, conceituando-os culturalmente desde a sua arte nas linguagens da música, dança, artesanato, ressaltando a distinção da arte e a cosmologia vivida pelos Kaingang: a divisão Kamé e Kairu”, explica. “A visita permite dar significado e levar esse conhecimento a outras experiências na vida dos estudantes”, complementa.

Visibilidade e integração

Para o cacique Claudimiro André, essa época é muito aguardada, pois a aldeia recebe a população. “Eles podem conhecer cada detalhe da cultura indígena e, principalmente, podemos nos aproximar deles, pois ainda existe o preconceito”, afirma.

Segundo o artesão João Borges, um dos líderes da aldeia, a mostra é uma grande oportunidade para mostrarem os seus trabalhos, promoverem a venda dos artesanatos e principalmente serem vistos pela população. Ele comenta que esse momento é aguardado durante o ano todo, porque é nesse dia que eles são lembrados e aparecem em fotos, jornais e na mídia local.

A estudante Ana Julia Terual Giacomet conversou com o artesão, que contou a história do filtro dos sonhos do amor: “na tribo Kaingang, as metades Kairu e Kamé só podiam casar entre si. Um certo dia, um rapaz Kairu se apaixonou por uma moça Kamé, ficaram um tempo junto, mas por conta da discriminação e preconceito acabaram por se separar. Porém, esse rapaz não queria a separação da moça por quem era apaixonado. Quando os Kaingang queriam que suas preces fossem atendidas, iam, ao amanhecer, à floresta, onde sempre havia teias de aranha amanhecidas, assopravam a teia e faziam o seu pedido para ficar junto à sua amada. Assim, o índio apaixonado fez esse ritual e voltou para a sua tribo, ao retornar ele encontrou com a índia e a partir daí ficaram juntos por toda a sua vida, surgindo assim o filtro dos sonhos”, explica João. A estudante comprou um filtro dos sonhos do Sr. João Borges e ficou muito feliz com a história que ele contou. “Vou pendurá-lo no teto para ficar bem rente à minha cama e filtrar seus maiores sonhos”, revela.

Para o estudante Luiz Henrique da Rocha, a visita foi “diferente, com várias apresentações que me deixaram em contato com uma cultura que eu não conhecia, os artesanatos e a língua nativa chamaram muito a minha atenção. A arquitetura das casas e a organização da aldeia são incríveis”. Já a estudante Alana Machado de Moraes comenta o que chamou sua atenção. “Adorei as roupas do desfile, a língua Kaingang falada durante o desfile, a roupa bem caracterizada e a pintura corporal”, afirma.

Muitos dos estudantes do IFPR se surpreenderam ao notar que o hobby favorito dos jovens da aldeia é escutar música sertaneja e utilizar tecnologias, como a internet e o celular, além da rotina dos índios, semelhante à dos jovens da cidade. “É importante que a partir da Educação aconteça a conscientização de que o índio hoje acompanha a transformação da sociedade na qual ele vive e está inserido. A população indígena também está envolvida com a evolução tecnológica”, afirma a professora Magda.

A estudante Rafaela Tesserolli Ribeiro achou os índios tímidos, chamou a atenção da acadêmica as características faciais deles e a organização da escola. “A visita é importante pra quebrar o preconceito e a distância”, reflete. Para a estudante Bárbara Stefany Andrade, a visita proporciona o conhecimento de todas as mudanças que aconteceram na vida e na cultura dos índios, desde a colonização, e complementa que notou o amor em tudo o que eles fazem e principalmente o amor pela sua cultura.

“Essa aproximação é necessária porque nós estamos no território deles, ou seja, a colonização de Palmas precisa ser compreendida a partir dos seus primeiros habitantes – posteriormente vieram os tropeiros, bandeirantes, escravos, europeus, libaneses e japoneses. O IFPR em Palmas, como órgão educacional, pretende agregar o conhecimento científico ao conhecimento tradicional, fortalecendo cotidianamente as relações culturais da comunidade na qual está inserido”, afirma a professora Magda Salete Vicini.

Na página do Campus Palmas no Facebook, você pode conferir as fotografias da visita.