Estudantes do IFPR são destaque na OBR – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR são destaque na OBR

O IFPR foi destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada nesta sexta (25) e sábado (26), em Curitiba. No Nível 2 – modalidade prática, as duas equipes que representarão o Paraná na etapa nacional são do Instituto. Os resultados estão na página da OBR.

A equipe que melhor pontuou foi a “ipconfig – IFPR_Cwel”, do Campus Cascavel. A segunda colocada foi a “Baymax”, do Campus Umuarama.  A etapa nacional da OBR será realizada em Curitiba, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), de 7 a 11 de novembro.

Além desses dois primeiros lugares no Nível 2, que é destinado aos estudantes do Ensino Médio, os estudantes do IFPR ainda receberam outros quatro prêmios:

• Melhor Escola Pública – Equipe “Filip Folop”, Campus Cascavel;
  • Prêmio Dedicação – Equipe “Empire Phoenix”, Campus Londrina;
  • Prêmio Programação – Equipe “Four Winx”, Campus Irati; e
  • Prêmio Maker – Yellow Way – Campus Londrina.

No Nível 1, voltado a alunos do Ensino Fundamental, as duas equipes que conseguiram classificação para a nacional foram, respectivamente, a “C3PO – Beta” (Colégio Alto Padrão) e a “Conectados Beta”. Esta última é composta por estudantes da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, que é apoiada por um projeto de Robótica do Campus Curitiba do IFPR.

Neste ano, o IFPR enviou 47 equipes, de quase todos os campi, para a Etapa Estadual da OBR, que foi realizada durante o III Salão de Robótica.

“O IFPR tem se destacado nas últimas competições e também em outras modalidades, como, por exemplo, Seguidor de Linha e Sumô”, comenta a representante estadual da OBR, Thalita Pimenta, que é docente do Campus Irati do Instituto. “No III Salão de Robótica, por exemplo, também tivemos medalhas de equipes do IFPR nessas categorias, com equipes do Campus Irati, Telêmaco e Paranavaí”, comenta.

Os resultados da Etapa Estadual estão disponíveis na página da OBR.

Informações sobre o III Salão de Robótica estão disponíveis no site.

Recordes

Neste ano, a OBR do Paraná foi a maior etapa estadual da Olimpíada (entre todas as demais unidades da Federação) em número de arenas simultâneas. Entre técnicos, professores e alunos, foram cerca de mil participantes, que competiram em 279 equipes, em 18 arenas montadas na sexta e em 15 no sábado.

Modalidades e níveis

A OBR é organizada em duas modalidades, uma teórica e outra prática, e dois níveis, um para estudantes de Ensino Fundamental (nível 1) e outro para os de Ensino Médio (nível 2). Também podem participar das competições no nível 2 estudantes de cursos técnicos ou equivalentes e alunos matriculados em cursinho pré-vestibular (desde que ainda não tenham sido aceitos em qualquer curso superior).

Na prova prática, um robô seguidor de linha precisa cumprir, no menor tempo possível, o trajeto em uma pista predeterminada às vésperas da competição, simulando um cenário que imita uma situação de desastre natural.

Na teórica, os estudantes respondem a questões e resolvem problemas que envolvem conceitos de Robótica e disciplinas correlatas. Segundo a professora Thalita Pimenta, as provas paranaenses da fase 2 já foram corrigidas, mas o resultado oficial ainda não foi divulgado pela organização nacional da OBR.

Salão de Robótica

Segundo o professor Marcos Laureano, do Campus Curitiba do IFPR, um dos organizadores do Salão, o evento foi considerado um sucesso. “Neste ano, o Salão superou nossas expectativas: tivemos pouquíssimas ausências; ficou muito claro que as escolas do Paraná estão evoluindo muito no que diz respeito à Robótica e ainda recebemos visitantes e competidores de outros estados”, conta.

Fotos

Fotos do III Salão de Robótica, que, além da OBR, integrou uma série de competições, como Combate de Robôs; Sumô de Robôs; Cabo de Guerra de Robôs, entre outras, estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.