Estudantes do IFPR representam o Paraná na Final Nacional da OBR – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR representam o Paraná na Final Nacional da OBR

Começa nesta terça-feira (07), em Curitiba, a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No nível 2 (destinado a alunos do Ensino Médio), modalidade prática, o estado do Paraná é representado exclusivamente por estudantes do IFPR.

As equipes “ipconfig – IFPR_Cwel”, do Campus Cascavel, e a “Baymax”, do Campus Umuarama, foram, respectivamente, a primeira e a segunda colocada na etapa estadual da OBR, realizada no mês de agosto, também em Curitiba. Como foram as duas melhores na competição estadual, ambas as equipes conquistaram o direito de representar o Paraná agora, na Final Nacional da OBR.

A melhor equipe da OBR 2017 irá disputar a categoria RoboCupJr Rescue Line em 2018, na RoboCup, competição de robótica anual internacional.

Também participam da OBR representando o Paraná, no nível 1 (destinado a estudantes do Ensino Fundamental), modalidade prática, as equipes Conectados Beta (Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, que é apoiada por um projeto de Robótica do Campus Curitiba do IFPR) e C-3PO BETA (do Colégio Alto Padrão).

Robótica 2017

Neste ano, a Etapa Nacional da OBR faz parte da programação oficial da “Robótica 2017”, evento que consiste na união de competições, eventos científicos e de divulgação de grande relevância para o Brasil e para a América Latina nas áreas de Robótica e de Inteligência Artificial.

Integram a Robótica 2017 os seguintes eventos:

• XIV LARS – Latin American Robotics Symposium (together with the SBR – Brazilian Robotics Symposium – Simpósio Brasileiro de Robótica);
  • XVI LARC – Latin American Robotics Competition (together with the CBR – Brazilian Robotics Competition – Competição Brasileira de Robótica, and with the IEEE – Robotic Competitions);
  • XI OBR – Brazillian Robotics Olympiad (Olimpíada Brasileira de Robótica);
  • VII MNR – National Robotics Show ( Mostra Nacional de Robótica);
  • VII SBESC – Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais);
  • XIII WRE – Workshop of Robotics in Education (Workshop de Robótica Educacional).

O IFPR é uma das instituições responsáveis pela realização da Robótica 2017.

O primeiro dia do evento foi reservado para o credenciamento dos participantes. As competições começam na tarde desta quarta-feira (08) e seguem até sexta (10).

Serviço

A Etapa Nacional da OBR, bem como os demais eventos que integram o Robótica 2017, será realizada no Centro de Convenções da FIEP (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba-PR), de terça (07) a sexta-feira (10).

Os eventos são abertos ao público externo e a entrada é franca.

Mais informações estão disponíveis no site www.robotica.org.br e também em www.obr.org.br.