Estudantes do IFPR realizam plantio de árvores para neutralizar emissões de carbono – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Estudantes do IFPR realizam plantio de árvores para neutralizar emissões de carbono

Publicado em

Copiado!

No último dia 06 de dezembro, os estudantes do 4º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Campus Umuarama, fizeram o plantio de 20 mudas de árvores no Parque Municipal dos Xetás.

A atividade faz parte do conteúdo da disciplina de Química e Gestão Ambiental e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, principalmente gás carbônico. O cálculo leva em consideração o número de pessoas no evento (geração de resíduos sólidos e esgoto, e consumo de eletricidade e gás) e a quilometragem percorrida de ônibus e avião dos participantes do VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR (Se²pin), que ocorreu em Pinhais, em outubro deste ano. Para a neutralização total do evento, devem ser plantadas 609 mudas em dezessete campi do IFPR. Confira a quantidade necessária de cada campus e as fotos da ação.

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, uma das organizadoras do evento, estimula a ação. “Iniciativas assim deveriam ser uma prática institucional e não apenas para o evento do Se²pin, mas para toda e qualquer atividade do IFPR”, declara Frederico Fonseca, diretor de pesquisa da Proepi.

“A ação foi interessante porque conseguimos mensurar o impacto gerado no meio ambiente durante o evento em Pinhais. Não plantamos apenas as árvores, mas sim reduzimos o impacto do aquecimento global”, declara Creir da Silva, estudante do Campus Umuarama.

Foram plantadas mudas de árvores nativas da região, tais como gurucaia, angico, timburi, ipê roxo e jequitibá, doadas pelo viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Essas árvores têm um ano e meio e a porcentagem de sobrevivência é grande, pois já não sentem tanto a seca e são mais resistentes a formigas e pragas”, explica José Brito, técnico do viveiro do IAP.

Com informações do Campus Umuarama

Leia mais

Topo