Estudantes do IFPR expõem 21 trabalhos na I FICIÊNCIAS – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR expõem 21 trabalhos na I FICIÊNCIAS

Nem só de atividades em sala de aula ou em laboratórios é feita a educação profissional e tecnológica. Cada vez mais, estudantes de cursos técnicos descobrem o mundo da ciência e da inovação por meio de projetos de iniciação científica. Orientados por professores, eles auxiliam no desenvolvimento de pesquisas científicas e participam de atividades como congressos, seminários e feiras de ciências. Um exemplo são os 34 estudantes do IFPR que, até sexta-feira (9), expõem seus trabalhos na I Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIÊNCIAS), em Foz do Iguaçu.

A FICIÊNCIAS tem como objetivo constituir-se como um espaço para que estudantes possam apresentar ideias criativas e inovadoras, que contribuam com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. É, também, um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior do estado brasileiro do Paraná, dos estados paraguaios de Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú; e da Província de Misiones, na Argentina. Visa ainda promover a cultura científica, além de disseminar e popularizar o método científico e a experimentação como ferramenta do conhecimento.

Nesta primeira edição da FICIÊNCIAS, o IFPR enviou uma delegação de 34 estudantes, que apresentam 21 trabalhos desenvolvidos em projetos de pesquisa nos Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Jacarezinho, Telêmaco Borba e Ivaiporã. Os trabalhos do IFPR somam um terço do total de trabalhos brasileiros inscritos no evento.

Participação em congresso é fonte de inspiração para estudantes

Para muitos dos estudantes do IFPR, a FICIÊNCIAS é a primeira oportunidade em que participam como expositores em um evento científico. Esse é o caso das estudantes Jaqueline Gilmara Barboza Januário e Daiane Aparecida Rosa Barbosa, ambas de 15 anos, do Câmpus Ivaiporã. Elas apresentam o trabalho “Desenvolvimento de Iogurte de frutas e hortaliças” e estão entusiasmadas com a diversidade de trabalhos apresentados. “Estamos vendo muitos trabalhos interessantes”, comenta Jaqueline. O estudante Carlos Henrique Venturi Ronchi, de 17 anos, do Câmpus Curitiba, faz coro com as colegas. “O mais interessante é conhecer outros trabalhos”. Ele expõe a pesquisa “Desenvolvimento e aplicações de superfícies superhidrofóbicas”.

A estudante Thays Car Feliciano, de 16 anos, do Câmpus Foz do Iguaçu, já havia participado de um evento de grande porte, o 2º Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, realizado em maio em Florianópolis. “O interessante é trocar informações e idéias com pessoas da área que possam trazer sugestões”, afirma.

Dos 34 estudantes que representaram o IFPR no FICIÊNCIAS, 27 receberam auxílio financeiro para participação, por meio do Edital 027/2012.

Imagens dos participantes e dos trabalhos apresentados estão disponíveis na página do IFPR no facebook.

Premiação

Com o objetivo de estimular, incentivar e valorizar os talentos em todas as áreas do conhecimento, o Comitê Organizador da feira premiará as melhores pesquisas, sendo que, além do prêmio, elas poderão receber continuidade, com acompanhamento de um professor universitário. Os prêmios para os projetos de pesquisa poderão variar entre medalhas, troféus, em valor financeiro, viagens para a participação em outras feiras e bolsas de pesquisa. Outros detalhes da premiação estão disponíveis na página da FICIÊNCIAS.