Estudantes do IFPR marcam presença no III Ficiencias – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR marcam presença no III Ficiencias

A III Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), que acontece de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu, conta com a presença de 17 trabalhos do IFPR. Cerca de 36 alunos estão no evento acompanhados por 12 servidores do Instituto, entre docentes e técnicos. Os projetos apresentados são das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Engenharia; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Ciências Agrárias. Estão presentes no evento os câmpus Curitiba, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranaguá e Umuarama. Ao todo, 19 trabalhos foram finalistas, porém o Câmpus Telêmaco Borba não pôde estar presente no evento, e um aluno do Câmpus Jacarezinho teve que optar apenas por um projeto, visto que dois foram selecionados.

A aluna Sofia Chu, do curso de Jogos Digitais do Câmpus Curitiba, esperava pela participação há algum tempo: “Desde que estou no IFPR, participar do Ficiencias era meu sonho, pois todo mundo falava muito bem do evento. E é realmente muito legal, principalmente pela troca de experiências que acontece nos stands, além de variedade de assuntos que posso tomar conhecimento no mesmo lugar”.

A abertura do Ficiencias, realizada na terça-feira (11), contou com autoridades locais e com a presença de representantes de instituições de ensino do Brasil e do Paraguai. O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – onde acontece o evento –, Juan Carlos Sotuyo, afirmou a alegria de realizar o evento: “A terceira edição da Ficiencias nos dá a certeza da construção de um movimento de ciência, tecnologia e inovação que não irá parar mais”.

Ezequiel Bukarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, que também está presente do Ficiencias, corrobora a opinião. “É compensador perceber os interesses dos alunos e notar o crescimento de trabalhos apresentados em um evento deste porte”, conclui.

O espaço de exposições fica aberto ao público das 8h às 17h. Mais informações no site ficiencias.org