Estudantes do IFPR conquistam medalhas na OBMEP 2015 – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR conquistam medalhas na OBMEP 2015

Três estudantes do IFPR conquistaram medalha de bronze na edição 2015 da OBMEP. João Henrique Spadini, do Campus Assis Chateaubriand, Rafael Maldonado, do Campus Curitiba, e Pedro Henrique Gumy, do Campus Irati, destacaram-se na competição.

A conquista aconteceu dentro de uma olimpíada nacional que contou, em sua primeira fase, com mais de 18 milhões de candidatos. Devido ao resultado dos alunos, a equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas enviou a eles carta-convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) do CNPq, que visa dar continuidade à formação matemática dos medalhistas por meio da concessão de bolsa de Iniciação Científica Jr.

Pedro, do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, participa da OBMEP desde a 5ª série, e foi premiado pela primeira vez quando estava na 6ª série. “Esta medalha de bronze na minha formação no IFPR Campus Irati significa bastante porque é no Ensino Médio, e eu competi tanto com outras pessoas do Médio como com pessoas que já fazem faculdade de Matemática”, explica o estudante, que pensa em fazer curso superior na área de exatas. “A medalha é um reconhecimento do conhecimento dele na área”, afirma Laynara Zontini, professora de Matemática do Campus Irati, a qual vê o resultado como fruto de um trabalho bem executado no Instituto em relação à formação integral dos alunos.

“No ano de 2014, quando eu entrei no IFPR, foi a primeira vez que fiz a prova, e recebi uma das 3 menções honrosas que o Campus Assis conseguiu naquele ano”, diz João Henrique, afirmando que sua família o incentivou a estudar Matemática cada vez mais. “Este ano, ganhei a medalha, fui convidado para participar do PIC e pretendo continuar estudando para ir cada vez melhor!”, comemora o aluno.

A cerimônia de entrega das medalhas está em fase de planejamento pela organização da OBMEP e deverá ser anunciada em breve.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.

Entre as diversas iniciativas promovidas pela OBMEP, destaca-se o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Destinado aos alunos medalhistas da olimpíada, é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e mais de 1.800 alunos já participaram do programa como ouvintes.