Estudantes atletas do IFPR participam dos Jogos Nacionais em Outubro – Instituto Federal do Paraná

Esportes

Estudantes atletas do IFPR participam dos Jogos Nacionais em Outubro

Futsal masculino é uma das modalidades que o IFPR irá competir nos Jogos Nacionais

Uma delegação de 45 estudantes atletas participa, entre dias 07 e 12 de outubro, em Guarapari, no Espírito Santo, dos Jogos dos Institutos Federais 2019. É a décima edição do evento. A seleção dos estudantes foi realizada a partir de critérios técnicos como: resultados em competições ao longo de 2018 e 2019 (JIF Sul e JIF Nacional de 2018), performance dos atletas e avaliação dos coordenadores de cada uma das modalidades. Além deles, oito servidores, que atuam como coordenadores técnicos das modalidades e o chefe da delegação, irão realizar o acompanhamento dos atletas.

O IFPR competirá nas modalidades: atletismo (feminino e masculino), basquete (masculino), futsal (masculino), handebol (feminino), judô (masculino), tênis de mesa (feminino e masculino) e xadrez (feminino).

O bloqueio de recursos do Ministério da Educação, realizado no final de abril, implicou na redução pela metade da delegação do IFPR prevista para o evento. Ao invés de 90 estudantes, apenas 45 compõem a delegação. Outro impacto foi o redimensionamento do evento para cinco dias de competição. No planejamento inicial, seriam realizadas duas etapas: a primeira entre 30 de setembro e 04 de outubro e a segunda entre 07 e 12 de outubro. As instituições de ensino foram informadas da decisão que ajustou o formato do evento – formalizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) por meio do ofício 156/2019, em agosto deste ano. Na sequência, cada instituição informou ao Conselho quais as modalidades que seriam inscritas nos Jogos.

Confira os resultados os estudantes do IFPR na edição 2018 dos Jogos Nacionais, realizado em Fortaleza

“A decisão em relação as modalidades que seriam inscritas foi tomada de maneira coletiva por meio de reunião com os coordenadores das modalidades”, explica André Cancella, da coordenação de Ações Esportivas da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). “Algumas modalidades tinham uma desempenho semelhante e diante do número de vagas reduzido, precisamos contar com a sensibilidade, compreensão e critérios técnicos dos coordenadores, para que avaliassem as condições das equipes e possibilitassem a definição das modalidades pela instituição”.

“Também consultamos a comissão organizadora dos Jogos sobre a possibilidade de remanejamento de vagas das instituições que não inscrevessem o número máximo de atletas permitido pelo regulamento ou que não confirmassem a participação, entretanto, isto foi negado” , finaliza.

Jogos dos Institutos Federais (JIFs) terão 11 modalidades

Os Jogos dos Institutos Federais de 2019 serão realizados na cidade de Guarapari, localizada a aproximadamente 50 km da capital do Espírito Santo, Vitória. Em sua décima edição, serão lembrados os dez anos de criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Estão previstas competições entre os estudantes da Rede Federal em onze modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de praia e Xadrez. Foram convidadas 41 instituições e esperava-se um total de 2.220 atletas. Porém, estima-se que dez instituições não participem das competições.

Clínicas Esportivas serão realizadas antes dos Jogos

As  clínicas esportivas serão, novamente, a estratégia de preparação dos atletas do IFPR nas modalidades coletivas inscritas para participar dos Jogos Nacionais. A segunda etapa das clínicas serão realizadas em Palmas, para Handebol (feminino) e para Basquete e Futsal (masculino), em Curitiba, entre 03 e 05 de outubro. Em Curitiba, portanto, a preparação será finalizada pouco antes do embarque da delegação com destino a Guarapari, que ocorre também no dia 05.

Com informações do Conif

A estudante atleta Larissa Misma Gouveia Lima, o reitor Odacir Zanatta e o atleta Pedro Lucas Gouveia Lima, ambos do arremesso de peso. Larissa foi ouro nos Jogos Nacionais realizados em Fortaleza (2018) e estará em Guarapari (2019).