Estudante do IFPR recebe menção honrosa na Olimpíada Internacional de Linguística – Instituto Federal do Paraná

O estudante Gustavo Palote da Silva Martins, do Campus Londrina do IFPR, recebeu, nesta sexta-feira (4), menção honrosa na Olimpíada Internacional de Linguística, realizada em Dublin, na Irlanda.

Gustavo Palote da Silva Martins está no terceiro ano do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio.

Com apenas 16 anos, esta é a primeira competição internacional da qual ele participa. Em junho deste ano, já havia se destacado com o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), realizada em Brasília (DF).

Em vídeo divulgado no portal de notícias G1, o estudante conta que tem vivido uma experiência única. “Eu imaginava uma olimpíada como, simplesmente, uma competição, mas ela está sendo muito mais do que isso para mim; estou vendo coisas que nunca imaginei e estou aprendendo muitas coisas com muitas pessoas. Estou vendo pessoas do mundo todo e isso está sendo uma coisa muito enriquecedora para mim”.

Segundo ele, ter recebido a menção honrosa foi algo surpreendente: “Foi tudo muito rápido, porque há um tempo atrás eu nem sabia o que era Linguística e agora eu cheguei até aqui”.

A olimpíada aconteceu de 31 de julho a 4 de agosto. Na prova individual, os competidores precisavam responder questões em idiomas como o Quimbundo, falado na região de Angola, o Birom (Nigéria) e o Madak (Papua Nova Guiné). Nas provas em grupo, as delegações responderam questões sobre o idioma indonésio.

Os participantes brasileiros vêm tanto de escolas públicas quanto particulares, e conquistaram o direito de representar o Brasil por terem sido os melhores colocados na OBL.

Participaram da Olimpíada Internacional de Linguística cerca de 200 estudantes de diferentes países.