Estudante do Campus Telêmaco Borba ganha ouro na OBI 2018 – Instituto Federal do Paraná

Estudante do Campus Telêmaco Borba ganha ouro na OBI 2018

O estudante João Victor Soares Aleixo, do 3º ano do curso Técnico em Informática para Internet do Campus Telêmaco Borba do Instituto Federal do Paraná, conquistou medalha de ouro na XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade Programação Nível 2.

O evento, reconhecido como a mais importante olimpíada da área de Informática, é composto por três etapas (local, estadual e nacional), sendo que apenas nove estudantes obtiveram a nota máxima em todo o Brasil nesta última, o que os garantiu a medalha de ouro.

João Victor já se interessava por informática antes de ingressar no IFPR, mas este interesse foi aumentando no decorrer do curso, conta o estudante, que, mesmo assumindo uma rotina dinâmica, composta por aulas em período integral e participação em projetos, ainda conseguiu tempo para se preparar para a OBI. “Estudava especialmente nos finais de semana e durante as férias”, relembrou.

“Esperava medalha, mas não de ouro”, conta João Victor, que pretende seguir na área de Ciência da Computação.

Mas os desafios não acabam por aí: João Victor está entre os selecionados para participar da Semana Olímpica, que será realizada no Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas-SP, no mês de dezembro. Ele levará, ainda, a responsabilidade de ser o único representante da região sul entre os medalhistas de ouro (dos demais premiados, seis são da região nordeste e dois da região sudeste). Na ocasião, além de participar de cursos teóricos e práticos sobre algoritmos e técnicas de programação em vários níveis, também ocorrerá a seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática, que contará com a participação de equipes de mais de 80 países.

Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Informática.

Com informações do Campus Telêmaco Borba do IFPR.