Entenda os critérios de distribuição dos recursos de Assistência Estudantil – Instituto Federal do Paraná

Entenda os critérios de distribuição dos recursos de Assistência Estudantil

Estão em andamento as seleções de projetos e candidatos para os programas de bolsas e auxílios do IFPR. Em 2017, o Instituto investirá em Assistência Estudantil mais de R$ 10 milhões. Saiba quais critérios foram utilizados para a distribuição desses recursos.
O montante exato disponível para Assistência Estudantil no IFPR em 2017 é de R$ 10.177.284,00. Esse recurso está previsto no Plano de Gestão.

Neste documento é possível verificar, entre outras informações institucionais, que o orçamento geral do IFPR para este exercício é de, aproximadamente, R$ 300 milhões. Isto significa dizer que cerca de 3% de todo o orçamento da instituição (incluindo a folha de pagamento dos servidores) é destinado à Assistência Estudantil.

Desses 10,17 milhões destinados à Assistência Estudantil, cerca de R$ 8,71 milhões (86%) estão reservados para os programas de bolsas e auxílios (Pace, Pbis, Proeja, Pea, Monitoria e Eventos). Os Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR) e os da Região Sul (JIF Sul), que, neste ano, serão sediados pelo IFPR e devem ser realizados no município de São José dos Pinhais, ficaram com, aproximadamente, R$ 848 mil (8%). Outros 6% (R$ 610 mil) devem ser aplicados na aquisição de equipamentos e material permanente para a Assistência Estudantil – por exemplo, os de tecnologia assistiva (cadeiras de rodas, impressoras e teclados braille, tablets, entre outros).

Distribuição
O Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace) é o que recebe a maior quantidade de recursos: R$ 7,53 milhões, ou o equivalente a 93% de todo o montante destinado ao pagamento de bolsas e auxílios. De acordo com a diretora de Assistência Estudantil da Proens, Aparecida Bernardete Gaion, a opção por priorizar e fortalecer o Pace atende às necessidades institucionais e também às solicitações da comunidade.

Veja, a seguir, um gráfico com a distribuição dos recursos do IFPR para Assistência Estudantil em 2017.

“Os estudantes nos solicitaram um avanço nas questões de alimentação e o programa que, legalmente, permite fazer essa oferta é o Pace”, explica. “Por isso, os programas que pedem contrapartida dos estudantes, como o Pea, Monitoria e o Pbis, foram enxugados, e o Pace foi fortalecido, no intuito de atendermos principalmente à questão social”, explica.

O IFPR entende a Assistência Estudantil como um direito e leva em consideração a condição de vulnerabilidade dos beneficiados. Em estudos e discussões realizadas ao longo do ano passado, tanto a Pró-Reitoria de Ensino quanto os campi constataram que, em muitos casos, a exigência de contrapartida de estudantes em situação de vulnerabilidade tinha o efeito inverso do que a política de Assistência Estudantil pressupunha, ou seja, trazia mais dificuldades do que vantagens aos estudantes.

Além de priorizar aspectos relacionados à situação socioeconômica dos estudantes, o planejamento dos programas para 2017 leva em conta, também, os relatórios produzidos pelos campi: o número de bolsas previsto para os programas e para os campi tem relação com os dados fornecidos ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e à Reitoria.

Aperfeiçoamento
De acordo com a diretora de Assistência Estudantil da Proens, Aparecida Bernardete Gaion, para o ano que vem os programas de Assistência Estudantil do IFPR devem ser aperfeiçoados. “Uma comissão já está trabalhando para que os processos sejam adiantados, de forma que, ainda no final do ano, possamos ter os editais já publicados para que todos se preparem para a seleção que será realizada no início do ano seguinte”, afirma Bernardete Gaion. “A ideia é que envolvamos nessa discussão todos os segmentos interessados, como  estudantes, assistentes sociais e direções de campi “, adianta.

Além de aprimorar o Pace, outro pressuposto da Política de Assistência Estudantil para 2018 deve ser a qualificação dos programas que exigem contrapartida. “Queremos, por exemplo, que o estudante selecionado para a Monitoria seja, realmente, um bom monitor, que tenha afinidade com a disciplina;  que o estudante-atleta não seja, necessariamente, um esportista de ponta, mas possua as condições necessárias para participar da sua modalidade e viver essa experiência de maneira feliz e proveitosa”, explica.

Dúvidas
Dúvidas sobre Assistência Estudantil podem ser sanadas junto às seções pedagógicas e de assuntos estudantis dos campi. Manifestações também podem ser direcionadas à Reitoria, por meio do e-ouv (neste caso, selecione o IFPR como o órgão para o qual a manifestação deve ser enviada).

Veja, no quadro abaixo, como estão organizados os programas de bolsas e auxílios do IFPR.

Assistência Estudantil IFPR 2017 – Clique aqui e baixe o arquivo acima em alta resolução no formato .pdf.

Estudantes do IFPR já podem se inscrever em programas de Assistência Estudantil