Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Engenharia Elétrica

Perfil Profissional

O curso de Engenharia Elétrica ofertado pelo IFPR – Campus Paranavaí, tem como concepção uma matriz curricular moderna e convergente, que visa atender as demandas da sociedade, bem como formar engenheiros eletricistas com princípios éticos e com visão empreendedora.

O curso tem a proposta em conceber um perfil profissional ao engenheiro que lhe dê a habilidade para se adaptar rapidamente às novas necessidades técnicas e industriais, sempre preocupando-se com as questões ambientais, além de manter a identidade do IFPR, no tocante a formação tecnológica aliada as atividades práticas. Ainda, objetiva-se habilitar o profissional para o desenvolvimento do raciocínio lógico, científico e humanístico, à resolução criativa de problemas, bem como desenvolver a capacidade de apropriar-se dos conhecimentos relacionados ao desempenho da profissão, utilizando-se de linguagem acessível e objetiva dentro das empresas onde desempenhará a sua função.

Campo de atuação

O profissional poderá atuar em indústrias dos diversos setores, bem como em concessionárias de energia elétrica e empresas de tecnologia, projetos e consultoria. O egresso deverá ser capaz estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos eletroeletrônicos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Elaborar projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera-se a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Duração

5 anos

Campi que ofertam o curso

Campus Paranavaí