Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Engenharia e Controle de Automação

Perfil do Egresso

O perfil profissional do egresso do Curso de Engenharia de Controle e Automação é um profissional de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, de segurança, com visão ética, em atendimento às demandas da sociedade, que atua no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção.

Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletro-eletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma. Projeta, instala e mantêm robôs, sistemas de manufatura e redes industriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Áreas de Atuação do Egresso

O Engenheiro de Controle e Automação, de acordo com a Lei 5.194/66 e as resoluções CNE/CES 11/2002 e CONFEA 427/1999 é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia na automação de indústrias e na automação predial; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.

Carga Horária

4042 horas

Campi que ofertam o curso

Campus Jacarezinho