Encontro da Assistência Estudantil acontece em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Encontro da Assistência Estudantil acontece em Curitiba

De 05 a 07 de dezembro, em Curitiba, acontece o Encontro da Assistência Estudantil do IFPR, que reúne servidores de todos os campi do Instituto que trabalham nessa área. Entre outros assuntos, serão abordados temas de natureza documental, o grupo de trabalho do Serviço Social e os editais de 2018.

O evento ainda contará com a participação da Assistente Social da UTFPR, Jussara Marques Medeiros, que irá conversar sobre o Índice de Vulnerabilidade que a universidade utiliza nas avaliações. Também no encontro, duas discentes do Campus Assis Chateaubriand apresentarão o trabalho de Conclusão de Curso “Desenvolvimento de um sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Paraná”.

Na cerimônia de abertura, a diretora de assistência estudantil, Aparecida Bernadete Gaion, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da troca de experiências dos eventos realizados nos últimos dias: “começamos com as ações do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), passamos para o esporte e hoje terminamos com a questão da assistência estudantil”.

O pró-reitor de ensino, Amarildo Magalhães, lembrou a inclusão em sua fala no evento: “Nós somos uma instituição essencialmente inclusiva, e o ser inclusivo vai muito além dos 80% de vagas de inclusão do processo seletivo. O trabalho da assistência estudantil garante a presença, a permanência e o êxito do nosso estudante com condições essenciais mínimas de aprendizagem. Dessa forma, construímos cada dia um IFPR mais inclusivo e que cumpre a nossa missão de transformar a sociedade por meio da educação”.

Por fim, o reitor pro tempore em exercício, Paulo Yamamoto, explicou a origem do orçamento da área: “o valor é baseado no número de alunos e no IDH dos municípios onde os campi estão inseridos. É dessa forma que se distribui os recursos da assistência estudantil nas 41 instituições da rede pelo Brasil”, afirma.