Embaixador da Bielorrússia assina carta de intenções com o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Embaixador da Bielorrússia assina carta de intenções com o IFPR

Nesta quarta-feira (27), o IFPR recebeu o embaixador da Bielorrússia no Brasil, Leonid Krupets. O encontro contou com a presença do vice-presidente do Instituto Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul de incentivo à Indústria, ao Comércio, à Ciência e à Cultura (Ibrics), Dimitri Lobkov, e ocorreu no Gabinete da Reitoria, com a participação do reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, de pró-reitores do Instituto e do deputado estadual Stephanes Junior.

Na ocasião, foi assinada uma carta de intenções visando a uma cooperação técnico-acadêmico-científica, concretizada a partir do intercâmbio de experiências e profissionais. O documento tem duração de cinco anos.

Leonid ressaltou que a aproximação entre os países é mais um passo para um mundo unido e tolerante. Para Odacir, além de ser uma melhoria para a sociedade, é também um avanço para o IFPR: “Com certeza esse intercâmbio fortalecerá nossos trabalhos na área de pesquisa, ensino, inovação e extensão, assim como ocorreu com as parcerias entre o Instituto e a França, Canadá e Finlândia, por exemplo”, afirma.

Nos últimos anos, alunos do Campus Paranaguá estiveram em troca de experiências no Canadá, e uma comitiva formada por diversos campi foi à França para um congresso de Agroecologia, confira as matérias aqui e aqui. Também, por dois anos, docentes do Instituto agregaram experiências na Finlândia, veja aqui e aqui.