Início notícias Em defesa do IFPR, mobilizações estão sendo programadas para dia 13 de maio

Em defesa do IFPR, mobilizações estão sendo programadas para dia 13 de maio

O bloqueio de dotação orçamentária em torno de 30% para institutos federais e as universidades anunciado pelo Ministério da Educação em 30 de abril foi o mote de reuniões e ações políticas realizadas em Brasília, pelos representantes do Instituto Federal do Paraná e dos outros IFs, durante toda esta semana. Os encontros resultaram na indicação de que sejam realizadas mobilizações em todo o país, no dia 13 de maio, defendendo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país e da educação pública e gratuita.

Se mantido, o bloqueio de 36% do orçamento discricionário do IFPR coloca em risco as ações que foram planejadas, ao longo de 2018 junto a 26 comunidades locais em que o Instituto realiza suas atividades, por meio da construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). No IFPR, o bloqueio significa um impacto de R$ 20.895.166,00, em ações de capacitação, custeio e expansão. O valor, portanto, é substancial e afeta diretamente o funcionamento da instituição, tanto na Reitoria como em seus 25 campi em gastos essenciais como luz, água, segurança e limpeza.

O bloqueio, portanto, é inadmissível. Neste sentido, o IFPR realiza, desde o dia 09 de maio, a campanha #somostodoseducadores com a intenção de mobilizar a opinião pública a favor da reversão do bloqueio de recursos. A campanha do IFPR se soma à realizada por outras instituições públicas de ensino, reforçando o compromisso com a qualidade e eficiência no atendimento às demandas da sociedade. Mais do que nunca é preciso conhecer o IFPR para defendê-lo.

Ações afetadas pelo bloqueio de recursos

Ação 4572 – Capacitação de servidores públicos federais em processo de qualificação e requalificação.
Ação 20RL – Funcionamento de instituições federais de educação.
Ação 20 RG – Expansão e reestruturação de instituições federais de educação.