Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
Início notícias Em defesa do IFPR, mobilizações estão sendo programadas para dia 13 de maio

Em defesa do IFPR, mobilizações estão sendo programadas para dia 13 de maio

Publicado em

O bloqueio de dotação orçamentária em torno de 30% para institutos federais e as universidades anunciado pelo Ministério da Educação em 30 de abril foi o mote de reuniões e ações políticas realizadas em Brasília, pelos representantes do Instituto Federal do Paraná e dos outros IFs, durante toda esta semana. Os encontros resultaram na indicação de que sejam realizadas mobilizações em todo o país, no dia 13 de maio, defendendo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país e da educação pública e gratuita.

Se mantido, o bloqueio de 36% do orçamento discricionário do IFPR coloca em risco as ações que foram planejadas, ao longo de 2018 junto a 26 comunidades locais em que o Instituto realiza suas atividades, por meio da construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). No IFPR, o bloqueio significa um impacto de R$ 20.895.166,00, em ações de capacitação, custeio e expansão. O valor, portanto, é substancial e afeta diretamente o funcionamento da instituição, tanto na Reitoria como em seus 25 campi em gastos essenciais como luz, água, segurança e limpeza.

O bloqueio, portanto, é inadmissível. Neste sentido, o IFPR realiza, desde o dia 09 de maio, a campanha #somostodoseducadores com a intenção de mobilizar a opinião pública a favor da reversão do bloqueio de recursos. A campanha do IFPR se soma à realizada por outras instituições públicas de ensino, reforçando o compromisso com a qualidade e eficiência no atendimento às demandas da sociedade. Mais do que nunca é preciso conhecer o IFPR para defendê-lo.

Ações afetadas pelo bloqueio de recursos

Ação 4572 – Capacitação de servidores públicos federais em processo de qualificação e requalificação.
Ação 20RL – Funcionamento de instituições federais de educação.
Ação 20 RG – Expansão e reestruturação de instituições federais de educação.

Leia mais

Topo