Editora IFPR participa de Reunião Técnica de Editores da Rede Federal em Natal (RN) – Instituto Federal do Paraná

Evento externo

A Editora IFPR participou, na última quarta-feira (27), da Reunião Técnica de Editores da Rede Federal, realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN).

Na oportunidade, discutiu-se a possibilidade do desenvolvimento de ações em rede, planejadas para viabilizar publicações com a parceria de outras editoras de Institutos federais, visando fortalecer a área de publicações técnico-científicas das instituições.

Observou-se que cada editora participante (09 no total) tem pontos fortes e fragilidades. Assim, cada uma poderá contribuir com aquilo que tem como ponto forte para ajudar alguma fragilidade da outra.

Como resultado do encontro, foi elaborada a Carta de Natal, que propõe a criação de um comitê nacional no âmbito do Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Segundo a coordenadora da Editora IFPR, Vanessa Tavares, a participação do IFPR na Reunião de Editores da Rede Federal implica também maior visibilidade das publicações, uma vez que as obras publicadas pelas editoras poderão ser disponibilizadas nos sites de diversos Institutos Federais.

“Além disso, a parceria com as editoras nos trouxe ideias como a constituição de uma rede de pareceristas unificada, entre outras proposições que serão amadurecidas ao longo das próximas semanas, por meio do Grupo de Editores on-line e outros encontros presenciais,” destaca Vanessa.

Além da equipe de coordenação da Editora IFPR, Vanessa Tavares e Jeferson Antunes, participaram da reunião representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Os livros da Editora IFPR são publicados em formato e-book e estão disponíveis gratuitamente para leitura e download na página da Editora IFPR.