Edital aperfeiçoa fluxo de elaboração de propostas para mestrados e doutorados – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Edital aperfeiçoa fluxo de elaboração de propostas para mestrados e doutorados

Publicado em

Copiado!

Foi publicado, nesta terça-feira (18), edital interno que tem o objetivo de auxiliar os membros das comissões proponentes na elaboração dos projetos para a proposição de mestrados e doutorados do IFPR.

Elaborado de forma conjunta pela Proepi e pela Proens, o edital organiza todo o processo de elaboração, proposição, avaliação e submissão das propostas de novos cursos de pós-graduação stricto sensu, nos níveis de mestrado e doutorado, no IFPR.

O edital trabalha com a lógica de fluxo contínuo. As propostas de novos cursos devem ser enviadas à Reitoria, de 1º de novembro de 2017 a 28 de dezembro de 2018.

Além de orientar a instrução dos processos de proposição de novos cursos de mestrado e doutorado, o fluxo estabelecido pelo edital tem o intuito de qualificar as propostas, aumentando a possibilidade de recomendação por parte da Capes e, dessa forma, interferindo na verticalização do Ensino no IFPR.

O edital 01/2017 – Proepi/Proens e os seus formulários anexos estão disponíveis na página de editais da Proepi.

Etapas

Segundo o edital, as propostas de novos mestrados e doutorados para o IFPR têm início nos campi. Elas devem ser elaboradas e acompanhadas por uma comissão de estruturação de curso especificamente designada para este fim e, após sua elaboração, aprovada pelo Colégio Dirigente do Campus (Codic).

Depois, em forma de processo, as propostas seguem para a Reitoria (DGP/Proepi e Desup/Proens), onde são analisadas, também, pela Progepe, Proplan e Proad. Após os ajustes que se fizerem necessários, as propostas são enviadas para os conselhos do IFPR (Consap, Consepe e Consup).

Em todo esse caminho, diversos aspectos técnicos, que vão desde a estrutura física do campus proponente até a possível contratação de docentes e técnicos administrativos para a implantação dos cursos, são analisados e documentados.

Somente depois de todas essas etapas, e com a aprovação do Consup, é que as propostas poderão ser enviadas à apreciação da Capes.

Os detalhes com relação a esse fluxo estão disponíveis no edital.

Leia mais

 

 

Topo