EaD realiza II Seminário de Cultura Digital – Instituto Federal do Paraná

EaD realiza II Seminário de Cultura Digital

Nesta quinta-feira (26), a Diretoria de Educação a Distância do IFPR realiza o II Seminário de Cultura Digital, evento que integra a programação da II Semana de Integração de Tecnologias e Educação Aberta do Paraná. As palestras e a mesa-redonda que compõem o evento acontecem no Auditório do Campus Curitiba. A programação também pode ser acompanhada ao vivo no Youtube.

O Seminário teve início às 09h. Na abertura, a Diretora de Ensino Superior e Pós-Graduação, professora Mirele Carolina Werneque Jacomel, representando o Pró-Reitor de Ensino do IFPR, afirmou que eventos como esse são muitos importantes, já que fortalecem a discussão sobre a educação a distância, mais uma forma de inclusão.

Além de integrar a programação da II Semana de Integração de Tecnologias do Paraná, o evento também faz parte do calendário do curso de Especialização em Educação a Distância do IFPR. “As palestras serão gravadas e utilizadas como recurso didático para a formação dos estudantes posteriormente”, explica o Diretor de Ensino da Diretoria de Educação a Distância, professor Eduardo Fofonca.

Programação

Duranta a manhã, a programação contou com a palestra “Educação a Distância: uma análise a partir de uma experiência em Portugal”, ministrada pela professora Luciana Rosenau, do IFPR; e também com a palestra “Autonomia na Educação a Distância”, ministrada pela professora Isabel Cristina Araújo, na Uninter.

À tarde, a partir das 13h30, a programação tem sequência com as seguintes atividades:

• Palestra “Metodologias ativas no ensino superior: o processo de formação do profissional”, com a professora Dilmeire Sant’anna Ramos Vosgerau, da PUCPR;
  • Palestra “Elaboração de material científico educacional multimídia utilizando conceitos de ergonomia para interfaces de ususário e da educação a distância”, com a professora Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, da UFPR;
  • Ao final, os palestrantes se reunem em uma mesa redonda, que discutirá o tema “Cultura Digital, Conhecimento e Novos Cenários de Ensino”.