Duelo de robôs: Câmpus Curitiba recebe etapa estadual da OBR – Instituto Federal do Paraná

Duelo de robôs: Câmpus Curitiba recebe etapa estadual da OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica chega à etapa estadual neste fim de semana no Paraná. Na sexta (24), às 19h, será realizada a abertura do evento, no Auditório do Câmpus Curitiba do IFPR No sábado (25), serão realizadas as provas eliminatórias, que selecionarão duas equipes para a etapa nacional, a ser realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2015, em Uberlândia (MG).

A etapa estadual da OBR é coordenada pelo professor Marcos Laureano, do Câmpus Curitiba. As provas têm início às 8h, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. São 14 equipes de Nível Fundamental e 33 de Nível Médio que participam da competição – destas, 19 são do IFPR.

As equipes que participam da etapa estadual foram selecionadas nas etapas regionais, realizadas nas cidades de Cascavel e Irati no dia 4 de julho. Foram 119 equipes participantes, sendo 55 delas do IFPR.

A OBR possui duas modalidades – a prática e a teórica – que procuram adequar-se tanto ao público que não tem conhecimento sobre robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. A competição tem por objetivo de despertar nos jovens o interesse pelas carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. “No caso do IFPR, A OBR permite que a instituição atinja a sua razão de existir, ao utilizar a robótica como ferramenta educacional interdisciplinar ou auxiliar na formação dos seus alunos”, avalia o professor Marcos Laureano.

Em 2014, uma equipe do IFPR, composta por estudantes do Câmpus Londrina, foi classificada para a etapa nacional.

Na página da Etapa Estadual da OBR é possível conferir mais informações e também as equipes do IFPR que participam do evento.

Olimpíada de Robótica no IFPR

Com o intuito de preparar as equipes que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica, o IFPR realiza a Olimpíada IFPR de Robótica. Em 2015, a segunda edição do evento reuniu 150 estudantes dos câmpus de Curitiba, Irati, Jacarezinho, Londrina, Telêmaco Borba e Umuarama em uma etapa estadual, nos dias 12 e 13 de julho, em Jacarezinho. As equipes foram selecionadas em etapas locais, realizadas no mês de maio em 10 câmpus do IFPR.

O evento segue os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica. “O objetivo geral que tem sido estabelecido para as olimpíadas de robótica passa por isto: integrar, de uma maneira mais intensa, o conjunto de ideias, de disciplinas que eles têm na grade curricular do curso por meio desses projetos; é um projeto de integração, que faz com que haja uma maior proximidade entre os estudantes para o desenvolvimento do espírito de equipe. De certa forma, eles desenvolvem até um espírito empreendedor”, afirma o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Ezequiel Burkarter.

As cinco primeiras equipes classificadas na Olimpíada IFPR de Robótica já foram automaticamente selecionadas para o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se2pin). São elas:

Equipe TARS – Câmpus Curitiba
Equipe Ward Team – Câmpus Londrina
Equipe Hakuna Matata – Câmpus Curitiba
Equipe Legolas – Câmpus Curitiba
Equipe Ninja de Pijamas – Câmpus Jacarezinho

Programação paralela

De forma paralela à Etapa Estadual da OBR, também acontece em Curitiba o I Salão de Robótica, com o objetivo de apresentar ao público paranaense as evoluções na área, seus usos, desmitificando a robótica e suas abrangências e estimulando a curiosidade em prol da popularização da robótica, em particular para o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia na resolução de problemas da sociedade do mais simples, como ajudar a ler um jornal, aos maios complexos, como a automação industrial.

A programação tem início às 9h, com competições de robôs, drones e workshops. O evento será realizado no mesmo local que a Etapa Estadual da OBR e é aberto ao público. Não é necessária a realização prévia de inscrições para participar das competições e workshops.

A programação completa do evento pode ser conferida na página do I Salão de Robótica.

Etapa Estadual da Olimpíada de Robótica
Abertura: IFPR – Câmpus Curitiba – Rua João Negrão, 1285, Rebouças. Dia 24/7, às 19h
Competições: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde 1225, Jardim das Américas. Dia 25/7, às 8h.

I Salão de Robótica
Competições e Workshops: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde 1225, Jardim das Américas. Dia 25/7, às 9h.]]>