Projeto Recriar Moda realiza oficina na ATA

Publicado em

No sábado (18), as mulheres ligadas à Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Agentes Ecológicos de Goioerê (ATA), realizaram uma atividade diferenciada. Acostumadas a separar o material para a reciclagem, desta vez elas foram convidadas a olhar para eles de forma diferente, transformando garrafas plásticas de refrigerantes, shampoos e produtos de limpeza, em bijuterias.

A oficina de bijuterias de reciclados foi promovida por meio do Projeto de Extensão Recriar Moda, do Campus Goioerê, coordenado pela professora Julyana Biavatti. O projeto procura incentivar um olhar diferenciado sobre os materiais e roupas descartadas para criação de acessórios e bijuterias, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social, através de cursos e oficinas. Oferece atividades a toda comunidade, inclusive levando cursos até outros locais que solicitam.

A ideia de trabalhar em parceria com a ATA, surgiu após um contato com a associação, em busca de uma palestra. Ao conhecer o local, conversar com a equipe diretiva e verificar que a mão de obra era essencialmente feminina, surgiu a ideia da proposta, prontamente aceita pela diretoria da associação, e com o apoio da secretária executiva Angélica dos Santos de Souza e do Coordenador Odinival Manoel, de levar atividades diferenciadas para estas trabalhadoras em seu local de trabalho.

A oficina do dia 18 foi a primeira de muitas. Elas irão acontecer um sábado por mês, na sede da associação. A adesão à proposta foi significativa, o que só reforçou a importância deste tipo de ação. Valdecy Cruzeiro, presidente da associação, declarou que “o conhecimento não pesa, por isso é importante aprender cada vez mais”.

As participantes saíram contentes da oficina, cada uma com as bijuterias que produziram, planejando os próximos modelos. Segundo a professora Julyana “é gratificante você ensinar às pessoas que estão ansiosas por aprender, vemos a alegria delas, elas são muito receptivas, está sendo uma experiência maravilhosa”.

Topo