Observatório Regional apresenta estudo sobre a influência populacional nos cursos do Instituto – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Observatório Regional apresenta estudo sobre a influência populacional nos cursos do Instituto

Publicado em

Copiado!

O Observatório Regional do IFPR divulga, nesta terça-feira (08), seu mais recente estudo: “Influências das mudanças populacionais em cursos de Nível Médio”. Confira aqui o material completo, que leva em consideração a tendência de mudanças na pirâmide populacional do estado, apresentando as possíveis consequências para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Instituto.

O Observatório, situado na Diretoria de Informações Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e coordenado pelo servidor Gilmar Hellmann, utiliza indicadores socioeconômicos, análise do discurso, técnicas de swot (ferramenta usada para fazer a análise do ambiente interno e externo) e outras estratégias para o desenvolvimento de seus projetos. Os estudos, que contemplam todas as macrorregiões do Paraná, têm como objetivo coletar, sistematizar e compreender indicadores que possibilitam a análise socioeconômica no contexto das unidades do IFPR, auxiliando os gestores na otimização de recursos públicos que contribuam para o desenvolvimento sustentável local e regional.

O próximo passo é disponibilizar indicadores socioeconômicos das unidades para o planejamento institucional local, situando as discrepâncias e semelhanças entre as diversas realidades no estado, obtendo ópticas diferentes da compreensão dos dados e articulando necessidades e potencialidades para o desenvolvimento regional sustentável.

Topo