Divulgado o resultado do processo seletivo para cursos a distância do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Divulgado o resultado do processo seletivo para cursos a distância do IFPR

No dia 29 de outubro, foi divulgado o resultado do processo seletivo do Instituto Federal do Paraná para 6.840 vagas em cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância, em 48 polos localizados em municípios de Goiás, do Paraná e de São Paulo.

Os candidatos tinham a opção de se inscrever nos cursos de Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos; e Segurança do Trabalho. Os cursos disponíveis variam de acordo com o polo – há polos que oferecem todos eles e outros que apenas alguns.

As atividades acadêmicas começarão em novembro de 2017, com duração de dois anos.

Ambiente Virtual

Os cursos a distância do IFPR utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Também há encontros presenciais, realizados uma vez por semana de acordo com o calendário acadêmico e com o planejamento de cada curso.

Inclusão social

Como também ocorre nos cursos presenciais do IFPR, 60% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

Municípios

Os cursos técnicos subsequentes a distância do IFPR são viabilizados por meio de parcerias com entidades parceiras nos municípios (na maioria dos casos esses parceiros são as prefeituras).

Os polos (municípios) que ofertaram vagas foram Apucarana; Araucária; Bom Sucesso; Capanema; Chopinzinho; Coronel Vivida; Curiúva; Doutor Ulysses; Espigão Alto do Iguaçu; Floraí; Francisco Beltrão; Foz do Iguaçu; Guaraqueçaba; Iguatu; Ilha Comprida (SP); Imbaú; Jaguariaíva; Itaperuçu; Matinhos; Mandirituba; Mangueirinha; Medianeira; Nova Olímpia; Palmital; Planalto; Palmeira; Pontal do Paraná; Querência do Norte; Santa Helena; São João do Ivaí; São João do Triunfo; Siqueira Campos; Sapopema; Tapejara; Tibagi; Telêmaco Borba e Turvo.

Registro acadêmico – até 08/11

Matrícula AVA e SIGAA – de 09/11 a 17/11

Início das aulas – 20/11 até 24/11 (dia correspondente ao dia da aula)

4ª chamada para turmas com lista de espera e sorteio público – 15/12