Dia do Estudante reunirá discentes em Congresso inédito do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Dia do Estudante reunirá discentes em Congresso inédito do IFPR

De 9 a 11 de agosto, acontecerá o 1º Congresso Estadual dos Estudantes do IFPR (CEEIFPR) com o tema “Estudantes unidos em defesa da educação básica, técnica e tecnológica: pública, gratuita, inclusiva e de qualidade!”.

O Campus Assis Chateaubriand abrigará o 1º CEEIFPR, que objetiva reunir lideranças estudantis para definição de pautas e ações de interesse dos segmentos secundaristas e universitários, bem como a construção de uma organização de representação estadual dos estudantes do IFPR. O evento pretende congregar cerca de 220 estudantes, entre delegados e representantes das organizações estudantis, visando o fortalecimento do movimento estudantil no IFPR.

“O Congresso Estadual foi uma construção coletiva que teve os estudantes como principais protagonistas. Como servidores nosso apoio foi somente no sentido de fornecer condições e fortalecer os laços de unidade no movimento estudantil. Os estudantes irão comemorar seu dia [Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto] em Assis Chateubriand com uma grande plenária que definirá os rumos do movimento estudantil no IFPR”, afirma Paulo César Medeiros, presidente da Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis (Care), instituída pela Portaria 1.447/2016.

O 1º CEEIFPR será composto por mesas redondas, grupos de trabalho, oficinas, plenárias, atividades culturais e interativas e tem como pautas centrais: Educação de qualidade e envolvimento estudantil nas políticas institucionais; Organização do Movimento Estudantil no IFPR; Demandas estudantis no IFPR; Identificação Estudantil; e Calendário Estudantil. Confira a programação .

Izabela Marinho, aluna de Gestão Pública do Campus Curitiba e representante discente da Care, comenta a expectativa para o encontro: “a realidade de um estudante dos Institutos Federais é diferente, então nos reunirmos neste momento para debater nossas pautas e pensar soluções para os problemas atuais é uma responsabilidade de auxiliar na construção de um projeto que pode melhorar nossa qualidade de ensino dentro do IFPR e ajudar na melhoria do Brasil”.

Escolha dos participantes
Os participantes serão escolhidos por meio de assembleias gerais a serem realizadas nos 25 campi e deverão acontecer até o final de junho, visto que a inscrição definitiva acontecerá por meio do formulário eletrônico até 26 de junho de 2017.

De acordo com o Regimento, cada entidade estudantil (Grêmio Estudantil, Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico) promoverá a eleição de dois delegados e respectivos suplentes, em reunião de diretoria, com registro em ata. Já o campus promoverá a eleição de delegados e suplentes por meio de Assembleias Gerais, convocadas para esse fim, registrada em ata própria, aplicando-­se a proporção de um delegado e suplente para cada 100 estudantes. As orientações para essas Assembleias, a serem coordenadas pelos próprios discentes em diálogo com as entidades estudantis e com a direção do campus, estão esmiuçadas no Regimento Interno. Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas com a Care pelo e-mail relacoesestudantis@ifpr.edu.br.

O Regimento lembra que na escolha deverá ser respeitada a paridade de gênero e garantir a representatividade dos diversos sujeitos sociais (diversidade de etnias, surdos, portadores de necessidades especiais) e níveis de ensino (Proeja, ensino médio, superior, pós-graduação) dos estudantes matriculados no campus .

O evento está sendo organizado pela Care em parceria com o Grêmio Estudantil do Campus Assis Chateubriand, grêmios, diretórios e centros acadêmicos do IFPR, além de entidades secundaristas e universitárias como União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Upes/Ubes) e União Paranaense dos Estudantes (UPE/UNE). O sistema de hospedagem será por acampamento e os participantes deverão atender aos requisitos do edital de eventos da Assistência Estudantil.

Confira:
Convocatória e o Regimento Interno do evento
Cartaz e imagem de divulgação
Anexo II – Ata de reunião da entidade
Anexo III – Edital de convocação de Assembleia
Anexo IV – Ata de Assembleia Geral

Estudantes se reúnem no IFPR para instaurar Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis