Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Cursos Técnicos Cursos Superiores

Técnicos

Ao Estudante que concluiu o Ensino Fundamental e deseja obter uma formação profissionalizante, o IFPR oferece 30 possibilidades de Cursos de Educação Profissional de Nível Médio, conhecidos como Cursos Técnicos. As opções variam de acordo com os Campi, com o nível de formação do estudante e estão disponíveis nas seguintes modalidades:

Cursos Técnicos Integrados – São cursos voltados aos estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental (8ª série). O termo integrado significa que o estudante vai cursar concomitantemente as disciplinas do Ensino Médio e da formação técnica profissional. Ao término do curso – que dura três anos – o formado terá diploma de Técnico de Nível Médio podendo exercer atividade profissional técnica. Além disso, se desejar, o técnico poderá dar continuidade aos estudos ingressando em cursos de nível superior.

Cursos Técnicos Integrados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) – São cursos destinados aos jovens e adultos que concluíram o Ensino Fundamental (8ª série) e buscam a formação no Ensino Médio integrado à formação Técnica profissional sob a forma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de seleção para o Proeja é feito com base no histórico acadêmico do candidato – preferência para quem está há mais tempo fora da escola. O requisito é ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no ato da matrícula. O curso tem duração de 3 (três) anos e confere ao formando o diploma de Técnico de Nível Médio, habilitando o estudante a prosseguir os estudos em curso de nível superior e ao exercício de uma atividade profissional técnica.

Curso Técnico Subseqüente – O curso técnico subseqüente, ou pós médio, é voltado aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio e buscam a formação técnica. O curso tem duração de 2 anos e confere ao formado o diploma de técnico de nível médio.