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Curso Técnico em Eventos – Ementa

1º Semestre

Segurança e Operacionalização em Eventos

Definição e gerenciamento de sistemas de segurança para eventos; Saúde e segurança do trabalho; Logística e recursos humanos voltados para segurança  em  eventos; Responsabilidade do poder  público, estrutura de empresas de segurança; Aspectos legais de contrato, seguro, responsabilidade de promotores, licenças, autorizações, regulamentações e gerenciamentos de risco e dever de precauções.
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Introdução a Projetos e Planejamento de Eventos

Definições, históricos de eventos e feiras, turismo de negócio, escolha de locais para realização de eventos; Planejamento de diferentes tipos de eventos; Técnicas de planejamento: a importância da pesquisa, conceitos, metodologias e aplicações; Estudo e análise do pré-evento, evento e o pós-evento; Definição dos objetivos do evento: estratégias, metas, ações e recursos (materiais, financeiros, humanos) necessários; Analise e avaliação dos eventos; Estratégias de avaliação: preparação de formulários e questionários de avaliação; Check-list, roteiro, cronograma, controle operacional; Secretaria de Eventos; Perfil do organizador de eventos; Projetos de eventos: criação e captação; Megaeventos; Marketing cultural; Tipologia de eventos.

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Introdução ao Turismo e Hospitalidade

Histórico do turismo e da hotelaria, origem e evolução. Conceitos e definições. Características básicas das empresas de turismo em seus diversos segmentos: meios de hospedagem, transportes, eventos, agenciamento, trade turístico. Perspectivas do turismo no Brasil e no mundo. Relações entre as atividades turísticas e o setor de eventos. Ética profissional.

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Tecnologia da Informação

Introdução à Micro-Informática; Noções de Redes de Computadores; Segurança em Informática; Hardware; Dispositivos de Entrada e Saída (I/O); Sistemas Operacionais; Aplicativos de escritório (Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas, Softwares de Apresentação); O uso da Internet. A Internet como instrumento de comunicação, trabalho, ensino e pesquisa. Os instrumentos da Internet.  As redes sociais. Softwares de gestão em eventos. O uso atual da tecnologia da informação aplicada a eventos. Utilização da tecnologia da informação em benefício da divulgação do evento.

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Psicologia das Relações Humanas

A psicologia como campo do conhecimento. A constituição da subjetividade. O significado do trabalho. Relações humanas no trabalho: comunicação, dinâmica grupal, cooperação e gerenciamento de conflitos. Qualidade de vida e sofrimento psíquico no trabalho.

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Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

Legislação de cerimonial e protocolo; Definição de cerimonial, protocolo e etiqueta; Normas para precedências – Decreto 70.274 de 09/03/1972; Etiqueta; Cerimonial internacional; Elaboração de pautas ou roteiros; Normas de conduta e etiqueta.

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Laboratório de Eventos I

Tendências emergentes no mercado de eventos; Participação em eventos internos e externos; Técnicas de elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Planejamento e procedimentos metodológicos para execução de projetos.

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2º Semestre

Marketing de Eventos

As ferramentas do marketing profissional; Diferença entre serviços e produtos; Definição de Marketing; Composto de Marketing; As tendências do mercado de eventos; Estratégias do marketing; Marketing de Serviços; Diferentes orientações da empresa para o mercado; Vantagens competitiva; Tomada de decisão; Intangilibidade de Serviços; Diferenciação por produto, por pessoas, por canal, por imagem e por posicionamento; Aplicação da logística de negócios aos processos de planejamento, organização, execução e controle de eventos; Problemas do Marketing de Serviços

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Comunicação e Expressão em Língua Inglesa

Estrutura da língua estrangeira inglesa no que tange aos aspectos fonológico, fonéticos, morfológicos, sintáticos e prosódicos; Técnicas de leitura instrumental e prática da conversação em inglês, identificando cognatos, ideia geral e específica de textos, vocabulário; Vocabulário comum e específico da área de eventos.

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Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa

Análise de textos técnico-comerciais da área de eventos, por meio de indicadores linguísticos e de indicadores extralinguísticos. Conceitos de coerência e de coesão aplicadas à análise e a produção de textos técnicos específicos da área de eventos; Desenvolvimento de textos técnicos aplicados à área de eventos de acordo com normas e convenções específicas. Abordagem de aspectos da comunicação oral e da dinâmica vocal, utilização de exercícios práticos, experiências vocais, verbais e expressivas.

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Gestão Financeira e Captação de Recursos em Eventos

Planejamento e estratégia para captação de recursos; Orientações empresariais e organizacionais para marketing; O uso do marketing na captação, criação e planejamento de eventos; Orientações sobre parcerias de incentivo à cultura; Empreendedorismo: novos paradigmas, características, oportunidade, desenvolvimento de atitudes empreendedoras; Plano de negócios; Planejamento e controle financeiro em eventos; Instrumentos de planejamento e controle financeiro; Tipos de custeio; Cálculo de custos e avaliação de relatórios financeiros; Desenvolvimento de um modelo orçamentário; Gestão de controle de gastos; Orçamentos; Estudo de Viabilidade; Custos; Balanços Orçamentários como ferramentas de gestão; Fluxo de caixa; Formação de Preços; Lucros; Mark up de Eventos; Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio; Ferramentas Financeiras (ROI, TIR, VPL, Payback).

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Alimentos e Bebidas

A culinária no Brasil e sua aplicabilidade prática nos programas dos eventos; A gastronomia regional e sua utilização para o enriquecimento cultural do evento; Normas de segurança alimentar para manipulação de alimentos; Noções e técnicas de harmonização e conservação de alimentos e bebidas; Montagem de cardápios adequados aos diferentes tipos de eventos; Técnicas, regras e procedimentos de alimentos e bebidas; Controle sanitário; Estocagem e conservação de alimentos e bebidas; Técnicas de disposição de cores, formas e valor nutricional; Utensílios de mesa e suas aplicações; Tipos de serviços de mesa; Catering de eventos; Administração de alimentos e bebidas; Serviços de Restaurante; Serviços de cozinha; Porte e opções gastronômicas; Cálculos de preços; Mise em place.

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Laboratório de Eventos II

Tendências emergentes no mercado de eventos; Participação em eventos internos e externos; Noções de criatividade relacionada com possibilidades temática em eventos; Criação de espaços alternativos; Importância atual de espaços interativos.

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3º Semestre

Legislação Aplicada a Eventos

Noções de Direito das Obrigações e de Direito Contratual. Noções de Direito do Consumidor. Técnicas e regras de interpretação e aplicação de legislação específica referente à localização, instalação e funcionamento de estabelecimentos que trabalham com eventos. Leis de incentivo a Cultura. ECAD. Estatuto do Torcedor. Legislação do Município de Curitiba que trata da organização de eventos.

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Estratégias de Mídia e Comunicação

Posicionamento no composto mercadológico; Componentes do Mix de Comunicação: promoção institucional; Planejamento e implantação de eventos; Análise de retorno; Promoção de Venda; Público-alvo; Principais modalidades por público-alvo; Propaganda: estratégias de comunicação publicitária, planejamento, criação e veiculação de campanhas; Conceituação e pressupostos teóricos da comunicação organizacional e outras terminologias: comunicação empresarial e comunicação corporativa; A estratégia de comunicação e evento como recurso; Análise de materiais de divulgação: briefing e coleta de informações; Atendimento ao cliente, identificação de demandas. O que é planejamento de comunicação.

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Planejamento Sustentável de Eventos

Responsabilidade social: conceitos, áreas de ação e suas consequências no meio social. Conceitos gerais de fundamentos e certificações da responsabilidade social. Diagnóstico, gestão, instrumentos e indicadores de responsabilidade social. O perfil de uma empresa eticamente responsável e comprometida com a melhoria da qualidade de vida. Os novos paradigmas de gestão e desenvolvimento sustentável. O papel das parcerias e o trabalho em rede. Ética geral (deontologia).

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Espaços e Layout

Formas de representação técnica do espaço; Conceitos básicos de ergonomia, acessibilidade (desenho universal); Arranjos espaciais típicos de elementos de eventos; Dimensionamento funcional do espaço para diferentes atividades; Aspectos de segurança relacionados ao espaço e áreas de suporte ao evento; Conceitos básicos de acústica, iluminação e projeção relacionados ao espaço; Conceitos básicos de decoração (composição, contraste, volume, cores, estilos).

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Introdução à Comunicação e Expressão em Língua Espanhola

Estrutura da língua estrangeira espanhola no que tange aos aspectos fonológico, fonéticos, morfológicos, sintáticos e prosódicos; Técnicas de leitura instrumental e prática da conversação em espanhol, identificando cognatos, ideia geral e específica de textos, vocabulário; Vocabulário comum e específico da área de eventos.

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Laboratório de Eventos III

Tendências emergentes no mercado de eventos; Participação em eventos internos e externos; Técnica e prática de planejamento, organização, direção e controle da realização de eventos. Realização de um evento como forma de aplicação prática dos conhecimentos obtidos.

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