Criado em Paranaguá o primeiro Programa de Mestrado do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Criado em Paranaguá o primeiro Programa de Mestrado do IFPR

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, na sexta-feira (11), a criação do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
O mestrado, que será oferecido pelo Campus Paranaguá, será o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto sensu do município e será gratuito.

Segundo o Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Paranaguá, Mateus das Neves Gomes, ser o primeiro mestrado da cidade de Paranaguá representa um marco para o IFPR e para a região litorânea do Paraná. “Este programa de mestrado tem em sua essência a necessidade e a possibilidade de desenvolver pesquisa de alto nível em consonância com os arranjos produtivos locais. Entendemos que desta forma estaremos contribuindo significativamente para o avanço da região”, ressalta o Coordenador.

Para o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), Marcelo Estevam, é uma grande conquista para o IFPR e Campus Paranaguá ter aprovado o primeiro mestrado 100% da instituição, fruto da Chamada Interna nº 01/2015.

Marcelo explica que para auxiliar e apoiar os programas Stricto sensu e Lato sensu, está sendo estruturada uma Diretoria de Pós-Graduação na Proepi, e que outros três programas de mestrado estão em avaliação. “Ainda estão em fase de avaliação os programas de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos – Campus Paranavaí, Mestrado Acadêmico em Sustentabilidade – Campus Umuarama/UEM e um pedido de revisão do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde – Campus Londrina,” informa o Pró-Reitor.

Para o Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade serão ofertadas 20 vagas e a previsão de início das aulas é no segundo semestre de 2017.

A oferta do curso de Pós-Graduação Stricto sensu do IFPR é pública e aberta a todos os candidatos que possuírem Diploma de Graduação em instituição nacional reconhecida pelo MEC, ou estrangeira reconhecida por órgão competente.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail pesquisa.pgua@ifpr.edu.br.