Conteúdos do projeto Pesquisar na Escola são gravados em parceria com a Diretoria de EaD – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná é uma das instituições parceiras do Projeto Pesquisar na Escola, uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que busca estimular o desenvolvimento da pesquisa científica na Educação Básica.

Em 2015, primeiro ano de execução do projeto, o IF colaborou com as gravações de parte dos materiais audiovisuais do curso, contendo a apresentação dos conteúdos e dos professores ministrantes dessas matérias, nas dependências da Diretoria de Educação a Distância (EaD), em Curitiba. Até agora, foram três vídeos produzidos, que serão exibidos para os 1200 professores da rede municipal e estadual do Paraná e 300 professores argentinos e paraguaios participantes.

O curso, intitulado Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica, nasceu no âmbito da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), que reúne anualmente trabalhos desenvolvidos por estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Paraná, dos estados paraguaios de Alto Paraná, Canindeyú e Caaguazú e da província argentina de Misiones. A iniciativa surgiu a partir da observação dos membros do Comitê Acadêmico da Ficiencias, que detectaram a necessidade de uma maior discussão sobre a pesquisa científica, seus objetos, fundamentos e métodos ainda no Ensino Fundamental e Médio, quando é desenvolvida pelos estudantes no ambiente escolar.

Conheça o Projeto

O curso Pesquisar na Escola: a investigação científica na Educação Básica, já em andamento e com término previsto para 24 de outubro, é ofertado na modalidade EaD, e contará com uma carga horária de 114 horas. Os cursistas são professores do Brasil que atuam nos dois anos finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, e em nível equivalente no Paraguai e na Argentina. Os idiomas oficiais são o Português e o Espanhol.

Além do IFPR, o projeto conta com a participação de outras instituições de ensino latino-americanas: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidad Nacional de Misiones, todas sob a coordenação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Mais informações

Mais informações podem ser encontradas na página do Projeto Pesquisar na Escola.