Consup realiza reunião ordinária em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Consup realiza reunião ordinária em Curitiba

Na tarde desta terça-feira (27), os membros do Conselho Superior do IFPR estiveram reunidos no Campus Curitiba para realização da segunda reunião ordinária do ano. Em pauta, estavam a apreciação de resoluções ad referendum; reanálise do processo referente ao Relatório Final do Edital de indicação de representantes externos e da sociedade civil no Consup e proposta de homologação da resolução nº 24/2017, que traz os nomes dos indicados, após realização de novo processo de escolha; apreciação do processo referente a escolha de representantes do Consepe e do Consap na categoria discente e dos representantes do Consup; apreciação do processo que propõem a criação do curso de Especialização em Linguagens Híbridas e Educação, do Campus Palmas; apreciação do processo referente a proposta de regulamentação para contratação de professores substituto e apreciação do processo referente a proposta de regulamentação dos editais de patrocínio não financeiros no âmbito do IFPR.

O presidente do Consup, Odacir Antonio Zanatta, solicitou a inclusão de um sétimo assunto na pauta, proposto pelo conselheiro representante dos docentes, Magnus Eduardo Goulart: a deliberação sobre criação de grupo de trabalho para discutir formas de institucionalizar as eleições para os coordenadores de curso pelos seus pares e pelos estudantes da instituição. A solicitação foi aceita por mais da metade dos membros e incluída na pauta.

Resoluções ad referendum e eleição de membros para os órgãos consultivos e deliberativos do IFPR

O primeiro item da pauta foi a homologação de três resoluções ad referendum: a Resolução 36/2016, que aprova o calendário acadêmico do IFPR para o ano de 2017; a Resolução 22/2017, que retifica a Resolução nº 30/2015 do Consup do IFPR, trazendo alterações na composição do conselho, no que se refere aos membros da categoria docentes na composição do conselho; e a Resolução 23/2015, que retifica a Resolução nº 30/2015, trazendo alterações referentes aos membros representantes dos pró-reitores do IFPR.

O presidente do Consup explicou que a retificação referente aos representantes docentes do IFPR foi realizada a fim de se adequar a orientações da Advocacia Geral da União. A alteração referente aos membros representantes dos pró-reitores deu-se em razão da saída de um dos membros do cargo de pró-reitor, sendo necessária a sua substituição. Todas as resoluções foram homologadas por unanimidade.

O processo 23411.004800/2015-58, que trata da eleição dos membros representantes da sociedade civil, foi reanalisado pelo relator Marcelo Mazetto. O processo trata da escolha dos novos membros externos para o Conselho Superior do IFPR e a resolução Ad Referendum nº 24/2017 traz o nome dos novos indicados, cujo período de escolha se deu nos meses de maio e junho de 2017, após indicação de nova comissão eleitoral. A resolução foi aprovada por unanimidade.

O processo 23411.004518/2017-32 foi relatado pelo membro Marcos Paulo Rosa. Em seu parecer, o relator apresentou a necessidade de realização de eleições dos membros para o Conselho de Administração e Planejamento (Consap) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Inovação (Consepe) do IFPR e dos representantes discentes para o biênio 2017-2019 para os representantes discentes do Consup. Para fins de economicidade, o relator sugeriu que o pleito para eleição de todos os representantes do Consep e do Consap e dos representantes discentes do Consup sejam realizados na mesma data. Conforme o parecer do relator, foram indicados os membros Marcelo Mazzetto, representante dos servidores técnico-administrativos, e Raquel do Nascimento Glir, representante dos discentes. O parecer do relator foi aprovado por unanimidade.

Nova especialização e propostas de regulamentação

O professor Magnus Eduardo Goulart foi o relator do processo 23408.000705/2016-15, que trata da criação do curso de Especialização em Linguagens Híbridas no Campus Palmas. Em seu relato, destacou a importância da oferta de tal curso na região, que atenderá preferencialmente professores nas áreas das Letras, Artes e Pedagogia e o caráter inovador da proposta, que aprofunda estudos nas áreas ligadas à Linguística, à Literatura, e Educação e à Arte. O parecer do relator foi favorável à criação do curso. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes.

Os processos 23411.005134/2015-75, referente à proposta de regulamentação de contratação de professor substituto pelo IFPR, e 23411.003511/2017-01, referente a regulamentação dos editais de patrocínio não financeiros no âmbito do IFPR. Ambas as propostas foram aprovadas.

O último assunto discutido pelo conselho foi a criação de um grupo de trabalho para estudo e elaboração de normativa que trata da eleição dos coordenadores de curso pelos seus pares e discentes. O conselho concordou que a matéria deva ser discutida por um grupo de trabalho, que deverá estudar a melhor forma de propor as eleições para o cargo de coordenador de curso. Foram nomeados para composição do GT os representantes dos docentes Magnus Eduardo Goulart e Paulo Medeiros; os representantes dos técnicos-administrativos em educação Sérgio Assis de Almeida e Elvira Alessandra Mariquito e os representantes discentes Gabriel Gnatkowski e Willian Bueno da Silva.

Consup se reunirá de forma extraordinária

Em julho, o Consup vai se reunir de forma extraordinária no dia 13.