Consup esteve reunido em Curitiba na terça-feira – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Consup esteve reunido em Curitiba na terça-feira

Publicado em

Copiado!

Na tarde de terça-feira (17), estiveram reunidos em Curitiba os membros do Conselho Superior do IFPR (Consup). A reunião teve início às 14h, com a apresentação das justificativas dos membros faltantes, além do aviso da retirada de dois itens da Ordem do Dia: a apreciação do Processo 23411.002536/2017-80, referente à proposta de alteração do Regimento Geral do IFPR, e do processo 23411.000649/2017-41, referente à proposta de Portaria para delegação de competências aos campi. A reunião ordinária foi presidida pelo conselheiro Paulo Yamamoto, em substituição ao reitor pro tempore do IFPR e presidente do conselho, Odacir Antonio Zanatta, que estava em viagem.

Eleições de representantes do Consepe, Consap e Consup

A primeira pauta discutida foi a homologação do processo eleitoral para escolha dos representantes docentes, discentes e técnicos administrativos para o Consepe, Consap e Consup, cuja eleição foi realizada no dia 06 de outubro de 2017, nos campi e na Reitoria do IFPR. O processo 23411.004518/2017-32 foi relatado pelo conselheiro Marcelo Mazzetto, que apresentou aos demais as ações tomadas pelas Comissão Eleitoral Central e Comissões Eleitorais Locais, as quais culminaram na realização das eleições. O conselheiro também apresentou o resultado final do processo eleitoral. O parecer do conselheiro, favorável à aprovação da homologação, foi aprovado por unanimidade.

Abertura de cursos de pós-graduação

Na reunião ordinária, foram aprovadas a abertura de dois cursos de pós-graduação: uma Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Campus Paranavaí, e um curso de aperfeiçoamento em Elaboração, Execução e Avaliação de Projetos Pedagógicos de Curso.

O relator do processo 23405.000232/2017-67, João Cláudio Madureira, teve seu parecer favorável à abertura do curso de especialização pelo Campus Paranavaí aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros.

Já a proposta de abertura de curso de aperfeiçoamento contida no processo 23411.004748/2017-00 gerou debate entre os conselheiros. A proposta, relatada pelo conselheiro Marcos Paulo Rosa, traz um curso de aperfeiçoamento com carga-horária de 180 horas, dividida em 4 módulos, direcionado ao público interno do IFPR, em especial aos servidores envolvidos com a criação e aprovação de projetos pedagógicos de curso (PPC). O curso será ofertado na modalidade a distância. O debate se dividiu entre conselheiros que questionavam as características do curso – como nível de ensino, a duração, público-alvo, entre outros – e aqueles que defendiam a sua pertinência e caráter inovador. “O processo nasce na Pró-Reitoria de Ensino, com a percepção do grande número de servidores envolvidos na criação de projetos pedagógicos de curso, sendo que muitos não possuem experiência nessa atividade. Frente a isso, pensou-se em uma capacitação”, explicou a conselheira Eliane Mesquita. Por fim, o parecer favorável à criação foi aprovado pela maioria dos presentes.

Patrocínios não financeiros, fundações de apoio e editora do IFPR

O processo 23411.006116/2017-72, que trata da proposta de regulamentação das relações entre o IFPR e as Fundações de Apoio foi aprovado pela maioria. O documento foi relatado pelo conselheiro Marcelo Estevam, que foi de parecer favorável à aprovação da regulamentação. Durante a discussão do tema, em que foram levantados questionamentos quanto ao setor responsável pela elaboração e gestão desses convênios, o presidente da reunião, Paulo Yamamoto, explicou aos presentes que essa é uma prática comum em diversas instituições de ensino por questões de economicidade, já que o custo de criação e manutenção de uma fundação é bastante alto.

Logo em seguida, o Conselho apreciou o processo 23411.007416/2017-79, que trata da solicitação de autorização da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef) para atuar como fundação de Apoio do IFPR. O relator do processo, Marcos Paulo Rosa, manifestou-se como favorável à decisão, e o parecer foi aprovado pela maioria dos conselheiros presentes.

A proposta de retificação da Resolução nº 28/2017, que regulamenta os editais de patrocínio não financeiro no âmbito do IFPR, processo 23411.003511/2017-01, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

A apreciação do Processo 23411.006823/2017-69, referente à proposta de implantação de uma editora do IFPR, encerrou a Ordem do Dia. O relator, conselheiro Luciano Martignoni, afirmou, nas suas considerações, que os servidores do IFPR já publicaram 773 obras, das quais 86 apenas nos anos de 2016 e 2017. Questionado pelos seus pares sobre a viabilidade de se criar e manter uma editora, o conselheiro afirmou que o projeto será possível, já que a proposta pretende trabalhar com livros digitais. O parecer favorável do conselheiro à criação de uma editora também foi aprovado por unanimidade.

Reitor tem viagem ao exterior autorizada

O reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, teve pedido de viagem ao exterior autorizado pela maioria dos conselheiros. A conselheira Raquel Glir, relatora do processo, explicou em seu relato que a viagem se refere a uma missão interinstitucional do IFPR e do Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) à Universidade do Texas, a fim de conhecer ações desenvolvidas pela instituição na área da ciência e da tecnologia, como os programas I-Corps e Master in Technology Commercialization, destindos a promover a inserção de novas tecnologias no mercado.

Última reunião ordinária do ano será realizada em Dezembro

Ainda foram apreciados os relatos dos processos 23411.003580/201-15, referente à proposta de implantação da política de governança, gestão e riscos de controle do IFPR, e 23411.002020/2014-92, referente à alteração do Regimento Interno da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (CIS PCCTAE) do IFPR, de autoria da conselheira Belquis Oliveira Meireles; ambos aprovados por unanimidade.

A próxima reunião ordinária do Consup, a última do ano, será realizada em dezembro de 2017.

Mais informações

Você pode conferir mais informações sobre as atividades do Consup e demais conselhos da instituição na página da Secretaria de Órgãos Colegiados do IFPR.

Topo