Conselho Superior do IFPR realiza reunião no Campus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Conselho Superior do IFPR realiza reunião no Campus Curitiba

Na manhã desta quinta-feira, dia 26 de setembro, os representantes dos gestores, professores, técnicos administrativos em educação, estudantes e da sociedade civil que compõem o Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (Consup) estiveram reunidos no Campus Curitiba. A reunião teve transmissão on-line e em tempo real.

A pauta da reunião iniciou com a homologação de duas resoluções ad referendum que tratavam do resultado da escolha dos representantes de egressos, da sociedade civil e do Ministério da Educação no Conselho Superior e da implantação do Centro de Referência IFPR Biopark em Toledo, vinculado ao Campus Assis Chateaubriand.

Saiba mais detalhes sobre o novo Centro de Referência do IFPR Biopark em Toledo

A aprovação da resolução que autoriza o Centro de Referência do IFPR em São José dos Pinhais também foi pauta de reunião. Desde o início do ano, os cursos de formação inicial e continuada de Massoterapia e Cuidador de Idosos são ofertados na unidade, por intermédio do Campus Curitiba.

Deflagração de eleição para novos membros do Conselho Superior

No dia 17 de dezembro de 2019 termina o mandato dos conselheiros que representam as categorias docentes, técnicos administrativos em educação, diretores-gerais e pró-reitores no âmbito do Conselho Superior. Já o mandato dos conselheiros que representam os estudantes se encerra em 01 de janeiro de 2020. Diante da proximidade das datas, o conselheiro Marcelo Mazzeto emitiu parecer indicando a necessidade de constituição de uma Comissão Eleitoral para conduzir a eleição dos membros docentes e técnicos administrativos para o quadriênio 2020/2023 e dos membros discentes para biênio 2020/2021. O relato também orientou que o reitor, como presidente do Conselho Superior, tome as medidas necessárias para eleição dos representantes dos diretores-gerais e pró-reitores. Como não houve definição da comissão eleitoral durante a reunião do Conselho, sua composição se dará por meio de indicação do reitor, que preside o Consup.

Estágios, calendário 2020 e abertura de curso também foram temas da reunião

A reunião aprovou a normatização dos Estágios, tanto obrigatório como não obrigatórios, no âmbito do Instituto Federal, com possibilidade de contrapartida financeira ou não. Também foi aprovada resolução que trata das relações entre IFPR e Fundações de Apoio.
O Calendário Acadêmico e Administrativo 2020 do foi tema de debate em pontos como: se cabe ao Consup a determinação de um calendário anual ou apenas de uma resolução que indicaria diretrizes; as necessidades locais de cada campus do IFPR para adequação dos calendários; a terminologia calendário acadêmico e administrativo versus calendário escolar e a importância de datas unificadas pela Reitoria a serem cumpridas em todo âmbito institucional. O relator Diego Zontini, visando atender ao pedido da conselheira Alessandra Mariquito, sugeriu a inclusão de item na resolução de que a Reitoria segue o calendário aprovado pelo Campus Curitiba, uma vez que se encontram no mesmo município, regulamentando feriados e recessos dos técnicos administrativos em educação que estão lotados nesta unidade. A partir da alteração, a minuta de resolução do calendário acadêmico e administrativo do IFPR para 2020 foi aprovada.

A oferta do curso de Especialização em Educação e Práticas de Ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do Campus Avançado Quedas do Iguaçu, também foi aprovada pelo Conselho Superior.

Flexibilização da jornada para servidores técnicos administrativos em educação

Os representantes do Conselho Superior, acatando o parecer do relator Marcelo Mazetto, encaminharam o processo sobre o tema para Comissão Permanente de Acompanhamento da Jornada Flexibilizada, objetivando que sejam anexadas informações quanto ao atendimento das recomendações da Controladoria-geral da União (CGU). Após prestação das informações, o processo pode retornar ao Conselho Superior.

A próxima reunião do Conselho Superior será realizada em 11 de dezembro.