Comece uma nova fase, venha para o IFPR! – Instituto Federal do Paraná

Comece uma nova fase, venha para o IFPR!

Imagem ilustrativa de uma boneca ao lado escrito "Processo Seletivo 2019/2020"

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFPR, que seleciona candidatos aos cursos técnicos e superiores presenciais oferecidos pela instituição. Para o próximo ano, estão disponíveis 3.693 vagas em cursos técnicos e 2.724 em cursos superiores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto, pelo site da banca organizadora das provas, a Funtef.

Os cursos técnicos e superiores presenciais do IFPR são oferecidos em 25 cidades do Paraná: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O teste seletivo será aplicado nestas localidades, no dia 20 de outubro, e o candidato somente poderá realizar a prova na cidade que oferta o curso para o qual efetuou sua inscrição.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de agosto, na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef), banca organizadoras das provas.

Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem formalizar o pedido até 31 de julho. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 50.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar a inscrição nos campi do IFPR. As unidades estarão disponíveis para este atendimento durante todo o período de inscrições, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Cursos Técnicos de Nível Médio

Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas 25 cidades em que o IFPR está presente. As provas para este nível de formação vão abranger 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Os cursos técnicos de nível médio se subdividem em duas formas de oferta: integrado ao Ensino Médio, destinada aos candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, de forma conjunta a uma formação técnica; e subsequente ao Ensino Médio, destinado aos estudantes que já concluíram este nível de ensino.

Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos técnicos de nível médio podem ser conferidas no Edital 18/2019.

Cursos superiores

Os cursos superiores são oferecidos pelo IFPR em 20 municípios do Paraná. As provas para este nível de formação são compostas por 50 questões objetivas e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Os cursos superiores presenciais do IFPR são ofertados nas formas de oferta Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos superiores podem ser encontradas no Edital 17/2019.

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas a inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II dos editais 17/2019 e 18/2019 é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência;

Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.