Codir se reúne durante sétima edição do Se²pin – Instituto Federal do Paraná

Codir se reúne durante sétima edição do Se²pin

Representantes dos 25 campi do IFPR estão reunidos no Centro de Convenções e Eventos de Londrina e participam, simultaneamente, da reunião ordinária do colégio de dirigentes (Codir) e da sétima edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná.

Pela manhã, além dos informes, os dirigentes acompanharam a palestra de Tânia Elias da Vinha Andrade, cujo tema foi “Viver é a melhor opção”, que tratou de ações de prevenção ao suicídio.

Dentre os temas tratados na reunião estava o de edital de remoção dos servidores, lançado no dia 16 de outubro, e que pela primeira vez contará com um sistema informatizado para inscrições e gerenciamento das vagas. O Sisrem (Sistema Informatizado de Remoção) foi desenvolvido pela Diretoria de Informação e Comunicação (Dtic) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Naudiele Costa, da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Didep), sanou algumas dúvidas dos diretores presentes acerca do Sistema Informatizado para a realização do processo seletivo de remoção a pedido no âmbito do IFPR, o qual já foi apresentado em duas reuniões anteriores do Colégio de Dirigentes, em junho e agosto.

A intenção é a de que, antes que as vagas de cada unidade do IFPR sejam divulgadas para concursos públicos, elas sejam disponibilizadas para a remoção interna de servidores.

Outro sistema tema da reunião foi o SisGen, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, e que visa proteger o conhecimento produzido no Brasil em pesquisas sobre patrimônio genético e conhecimento tradicional associado. O IFPR está credenciado ao sistema e os pesquisadores da instituição têm até o dia 05 de novembro para realizar seu cadastro e de suas investigações científicas nestas áreas. As orientações sobre o preenchimento do cadastro estão na página da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi).

Diretoria do DSEaD apresentou oferta de dois novos cursos-piloto e PS 2019

Marcos Barbosa, da Diretoria de Educação a Distância (DSEaD), falou sobre a abertura de dois novos cursos: Tecnologia em Segurança Pública; e Aperfeiçoamento em Gestão de Relações Internacionais.

O primeiro, com duração de dois anos, ofertará, inicialmente, 350 vagas em 11 campi: Barracão, Coronel Vivida, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Pitanga, Quedas do Iguaçu e União da Vitória,   em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Segurança Pública (MSP). O segundo atende a um pedido do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e terá 100 vagas destinadas a representantes dos Institutos Federais. Ambos são projetos-piloto, mas a oferta deve ser mantida e ampliada em 2019.

Barbosa também apresentou o plano de utilização dos estúdios de áudio e vídeo que estão instalados nas unidades de Cascavel, Jacarezinho e Paranavaí e a abertura de processo seletivo para 8735 vagas, em cursos de educação a distância, em 70 municípios do Paraná. Destes, 54 são novos polos, 11 foram mantidos de ofertas passadas e 5 são campi do IFPR. A publicação do edital está prevista para esta semana.

Reunião também debateu temas importantes para 2019

A Pró-Reitoria de Ensino apresentou quatro temas fundamentais para o próximo ano durante a reunião do Codir:  Processo Seletivo 2019, Calendário Acadêmico, Assistência Estudantil e debateu alterações no Edital de Eventos. Já a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional apresentou as alterações na matriz Conif 2019 e execução orçamentária de 2018.

A próxima reunião do colégio de dirigentes será realizada em novembro.