Codir e inauguração do ginásio de esportes são realizados em Umuarama – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Codir e inauguração do ginásio de esportes são realizados em Umuarama

Publicado em

Copiado!

O colégio de dirigentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), composto pelos pró-reitores, diretores-gerais de campus e seus representantes, esteve reunido, nesta terça (17), em Umuarama. Junto à reunião, foi realizada a inauguração do ginásio de esportes do campus.

O encontro iniciou com a prestação de informações do reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, acerca de reunião realizada no início de abril no Ministério da Educação, sobre o reordenamento de algumas das unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O reitor reiterou o compromisso com a estruturação dos campi, em relação à infraestrutura e provimento de cargos antes da avaliação de qualquer proposta de reorganização do Instituto Federal do Paraná. Ele também salientou que, embora existam estudos preliminares e documentos atestando o interesse de diferentes municípios para a expansão do IFPR, o que vem sendo noticiado por veículos de imprensa locais, a prioridade é a estruturação das unidades existentes em consonância com o entendimento do Conif.

Em seguida, a pauta discutiu temas relativos ao planejamento e orçamento, como a recente plataforma Nilo Peçanha, a execução orçamentária de 2018 e as metas do plano de logística sustentável – aprovado na última reunião do Conselho Superior. A pró-reitoria de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação (Proeppi) apresentou esclarecimentos acerca do funcionamento dos editais unificados, a previsão de três novas chamadas da Editora do IFPR: de escopo temático (engenharias; linguística, letras, artes e inovação), aberta para todas as áreas e a específica para o livro dos dez anos da Rede, o encaminhamento das chamadas para constituição do programa institucional de Direitos Humanos, do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas e a portaria de composição dos núcleos de arte e cultura.

A pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) comunicou a publicação do edital de afastamento para programa de pós-graduação e a fase de planejamento para a realização de concurso público para provimento de vagas visando o ano de 2019.

Os eventos de formação foram a principal pauta apresentada pela pró-reitoria de Ensino. A previsão é de realização dos seguintes eventos:

  • Encontro das equipes pedagógicas, em 29 e 30 de maio (Curitiba).
  • Formação para secretarias acadêmicas: 14 e 15 de junho (1ª etapa) e 25 e 26 de outubro (2ª etapa), em Curitiba.
  • Encontro das bibliotecas, 12 a 14 de junho, em Irati.
  • Encontro de coordenadores de cursos técnicos, em 29 e 30 de junho (Curitiba).

A data programada para os Jogos do IFPR também foi debatida. Os dirigentes indicaram a necessidade de atender ao coletivo de professores de Educação Física, que apontaram como importante considerar a formação integral do estudante e a efetiva implantação da bolsa-atleta, e por isso a defesa de realização dos jogos no fim do ano, no mês de novembro.

Também foi aprofundado o debate sobre a descentralização administrativa com delegação de competências, discussão encabeçada pela pró-reitoria de administração (Proad), assim como prestadas informações acerca das instruções normativa 05/2017 MPDG e 01/2018 MPDG, que regem, respectivamente, a contratação de serviços e o plano anual de contratações.

Em conjunto com a Diretoria de Infraestrutura, a Proad também indicou diretores de planejamento e administração dos campus para compor equipes de condução das licitações das mais de 35 obras previstas para início em 2018 resultantes de emendas parlamentares. Dentre os projetos estão quadras cobertas, guaritas e blocos didáticos, essenciais para a consolidação dos campi.

Inauguração

A solenidade de inauguração do Ginásio de Esportes em Umuarama iniciou demonstrando a polivalência do espaço destinado ao campus. O ginásio possui capacidade para 800 pessoas. Além da quadra, a obra contempla arquibancada, vestiários, sala de ginástica, enfermaria e palco. Os estudantes, uniformizados e muitos portando as medalhas conquistadas nos jogos escolares da cidade, iniciaram oficialmente as atividades da quadra praticando futsal, handebol e vôlei. Em seguida, o grupo IFMusic apresentou canções populares, fortalecendo que tanto atividades esportivas quanto artísticas e culturais poderão ser realizadas no ginásio coberto de aproximadamente 1.680 m² e que significou um investimento de 2,5 millhões de reais. A inauguração contou ainda com a apresentação do grupo artístico IF Sofia, que enfatizou a vitória que a entrega da obra significa para a comunidade.

“Uma obra só faz sentido se está a serviço das pessoas. E a escola é um espaço da valorização humana”, afirmou o diretor-geral Alan Padilha. O diretor destacou a importância da parceria com a pró-reitoria de Administração e Diretoria de Infraestrutura para elaboração do projeto, empenho dos recursos, acompanhamento e fiscalização da obra do ginásio e lembrou que Umuarama será um dos campus que receberá recursos para a construção de um refeitório, essencial para implementação de uma política de alimentação no âmbito do IFPR.

Para os estudantes, a entrega da obra reforça a importância da prática esportiva, tanto para as aulas de Educação Física, quanto nos treinamentos específicos das modalidades que os preparam para competições locais, como os jogos escolares e regionais, como os Jogos do IFPR. E é grande a expectativa para a conquista de novas medalhas.

O reitor pro tempore, Odacir Zanatta, mencionou a importância dos troféus que foram expostos pelos estudantes na mesa das autoridades, para enfatizar a história esportiva do campus que se consolida com a entrega do ginásio.

No total, serão inaugurados 6 ginásios de esporte. Já foram entregues os ginásios de Ivaiporã e Umuarama, e estão em fase de finalização as obras em Irati, Paranavaí, Jacarezinho e Cascavel. As próximas inaugurações previstas serão em 17 de maio, do ginásio de esportes em Cascavel, e 18 de maio, do bloco administrativo em Paranaguá.

PDI em Umuarama

Nesta quarta, dia 18, será realizada a 15ª audiência pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, também em Umuarama. Nesta semana, as audiências ainda serão realizadas em Assis Chateaubriand e Goioerê. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que orienta a gestão em relação ao seu perfil e filosofia de trabalho, missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas. Por isso, a construção coletiva, com participação de estudantes, servidores e representantes da sociedade civil, é fundamental.

Para saber mais sobre o PDI, acesse o site.

Leia mais

Topo