Codir determina suspensão provisória dos eventos institucionais Jogos e Se²pin. Processo Seletivo está mantido. – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

O Colégio de Dirigentes do IFPR (Codir) esteve reunido, nos dias 04 e 05 de junho, no auditório do Campus Curitiba. Durante a reunião foram analisados os impactos do bloqueio de orçamento realizado pelo Ministério da Educação e que atingiu os institutos e universidades federais. Além do orçamento 2019, os dirigentes debateram questões fundamentais como concurso público e Processo Seletivo 2019/2020.

As datas divulgadas para o Processo Seletivo 2019/2020 estão mantidas, conforme reunião realizada no colégio de dirigentes em Palmas.

Ajustes para enfrentar bloqueio do orçamento

Os dirigentes definiram pela suspensão dos eventos institucionais e uso dos recursos para despesas essenciais dos campi, especialmente aqueles mais afetados pela restrição no orçamento. As análises relacionadas aos ajustes no orçamento vão caber à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Haverá critérios considerando a manutenção de despesas essenciais como vigilância, limpeza, água, telefone e energia elétrica, bem como a destinação dos recursos em âmbito institucional.

Uma reunião está agendada junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), no dia 11 de junho, para mostrar a realidade institucional do IFPR e visando o desbloqueio de recursos.

Até a próxima reunião do Codir, em 06 de agosto, os gestores vão aguardar o cenário nacional para definir a manutenção ou não dos eventos institucionais (Jogos do IFPR e Se²pin).

Proeppi aponta necessidade de elaboração de um Catálogo de Laboratórios 2019

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) informou que está sendo realizado o levantamento para elaboração de um catálogo de laboratórios, no âmbito do IFPR, que estará disponível impresso e online. A ideia é divulgar os equipamentos, tecnologias e infraestrutura dos laboratórios do IFPR, abrindo possibilidade para parcerias e pesquisas interinstitucionais. Os dados positivos da inovação em âmbito institucional também foram apresentados.

Estudantes de Curitiba realizam apresentações culturais

Além da extensa pauta de discussão, composta também pelos editais dos refeitórios, certificados do Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos e sistema Ágatha, a reunião contou com apresentações artísticas de estudantes e egressos do Campus. Com a mediação da professora de Arte, Cristine Xavier, estudantes do curso de Processos Fotográficos e Jogos Digitais realizaram apresentações de dança. Os estudantes participam do projeto Dançart IFPR. O egresso  Christian Guibor também realizou uma bela apresentação de voz e violão, com acompanhamento musical da professora Cristine.