Ciclo de leitura sobre Paulo Freire será ofertado a partir de setembro – Instituto Federal do Paraná

Ciclo de leitura sobre Paulo Freire será ofertado a partir de setembro

Uma parceria entre servidores do IFPR e UFPR, com participação da APP Sindicato possibilitou a realização de projeto interinstitucional com foco em formação de professores, estudantes e demais interessados. O curso de extensão “Leitura e estudos do pensamento de Paulo Freire” inicia no dia 06 de setembro, às 18h30,  no auditório da UFPR – Campus Rebouças, em Curitiba, mas pode ser realizado a distância por interessados em todo o estado.

O curso tem como objetivo oportunizar conhecimento do educador Paulo Freire, ampliando a formação político-pedagógica, instigando a prática da leitura crítica. O estudo inicia com o livro “Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa”.  A proposta de formação é aberta para educadores atuantes em escolas públicas municipais, estaduais e federais, estudantes e demais interessados. Para inscrição, basta acessar o formulário.

Formato da capacitação

O curso está estruturado em quatro momentos:
I. Abertura do curso, com uma apresentação cultural vinculada à temática, debates e orientações gerais sobre o mesmo.
II. Grupos de leitura e estudos de Paulo Freire, com roteiros de atividades orientados.
III. Encontro de apresentação dos estudos e produções dos grupos.
IV. Produção escrita dirigida.

As inscrições serão realizadas de forma online até dia 06 de setembro. O curso se encerra em abril de 2020.
A carga horária total do curso, de 70 horas, é composta pelos cinco encontros, o Simpósio Regional de Encerramento, tarefas e a leitura individual e coletiva do livro, a socialização dos estudos e a apresentação da sistematização desses trabalhos.

Abertura do curso de extensão

A abertura contará com a apresentação da peça de teatro “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”. Os cursistas que não puderem estar presentes no lançamento poderão acompanhar a abertura pelo Facebook, em que serão apresentadas todas as orientações sobre o funcionamento do curso e dos grupos de leitura.  Na primeira edição do curso, ocorrida de agosto de 2018 a abril de 2019, foram formados 40 grupos de leitura no Paraná. A expectativa é de que esta segunda edição atinja um número maior de participantes.

Durante este período, os grupos de leitura realizarão cinco encontros dirigidos, sendo quatro neste ano, e o quinto no primeiro trimestre de 2020. Em abril do próximo ano, os grupos participarão de Simpósios Regionais de Encerramento em que haverá uma roda de conversa de socialização das leituras realizadas, e apresentação de sistematização dos trabalhos.

Os grupos de leitura e estudos podem ser organizados de várias formas: por escolas, por bairro, por município, por sala de aula etc. No primeiro encontro dos grupos, a ser realizado no mês de setembro, os(as) integrantes definirão coletivamente o cronograma (datas, horários e local) dos encontros, e o nome do responsável pela documentação do grupo. Os responsáveis dos grupos receberão, via e-mail, as orientações e o roteiro de estudos para cada um dos encontros.

Para sanar dívidas,  entre em contato com a coordenação do curso de extensão pelo e-mail: cursopaulofreirepr2@gmail.com.