CEP inicia os trabalhos no IFPR – Instituto Federal do Paraná

CEP inicia os trabalhos no IFPR

O Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos do Instituto Federal do Paraná iniciou seus trabalhos, após a recente aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Na página do CEP é possível encontrar todos os documentos necessários para a submissão dos trabalhos na Plataforma Brasil, ferramenta utilizada para inclusão de projetos.

Segundo Elisângela Valevein Rodrigues, coordenadora do CEP e professora do Campus Curitiba, este ano as ações serão voltadas à capacitação, sendo que a primeira reunião do grupo está prevista para dia 23 de fevereiro de 2018. “Estamos orgulhosos de iniciar essa etapa tão importante no IFPR que facilitará a produção científica no Instituto”. Para o ano que vem também estão previstas capacitações nos campi, visando esclarecer dúvidas sobre o assunto.

A implementação do CEP foi viabilizada pela reitoria por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, mas agora, para os sua consolidação, torna-se independente. “São várias as vantagens de se ter um CEP no IFPR, mas a mais importante delas é a questão de tempo. Validar as pesquisas em outra instituição deixava nosso processo muito devagar, inviabilizando divulgações. Com o CEP nossa expectativa é que o número de publicações do IFPR aumente bastante”, destaca Marcelo Estevam, pró-reitor da unidade.

Além da coordenadora, o Comitê possui membros da reitoria e dos campi de diversas áreas do conhecimento.

Mais informações com a secretária do CEP Carmen Lucia Matos dos Santos pelo e-mail cometica.ifpr@gmail.com.