Capacitação relacionada à internacionalização formaliza grupo de trabalho no IFPR – Instituto Federal do Paraná

No dia 13 de setembro, encerrou-se, em Cascavel, o curso “Relações Internacionais na perspectiva educacional”. O encontro presencial contou com quatro palestras, além de uma discussão mediada pela servidora da Pró-Reitoria de Ensino, Glaucia Julião Bernardo. O debate culminou com a instituição de um grupo de trabalho que formalizará os encaminhamentos da matéria no IFPR.

“Ouviremos nossos pares para compreendermos o que esperamos, como instituição, da internacionalização. Será um marco para nossas relações internacionais e contemplaremos esta política no próximo Plano de Desenvolvimento Institucional”, afirma Marcos Paulo Rosa, coordenador do GT.

Com carga-horária de 26h, o curso, destinado aos gestores e profissionais de campi de fronteira do IFPR, foi dividido em 21h a distância e outras cinco horas presenciais. Dentre as atividades, elaboradas pela pedagoga Vanessa Tavares, estavam a comparação com a educação de outros países e um relato do que a unidade de trabalho poderá contribuir para a institucionalização da internacionalização do IFPR.

A palestra “Internacionalização de instituição de Ensino”, de Leonardo Mèrcher, professor pesquisador da área, tratou de aspectos teóricos sobre o assunto levantados por meio das respostas das atividades a distância. Já Ana Carolina Oliveira, coordenadora da área no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tratou das Relações Internacionais na Rede Federal.

“Muitas vezes temos diversas sociedades com práticas de políticas públicas de pesquisa e extensão que podem melhorar a qualidade de vida do cidadão e algumas questões como o medo de se internacionalizar ou a ausência de um contato internacional, por exemplo, fazem com que essas oportunidades sejam perdidas. A grande relevância da internacionalização é fazer com que a nossa sociedade entre em contato com as demais do mundo, trocando experiências e possibilidades de desenvolvimento em comum”, ressalta Mèrcher.

Encerraram a rodada de discussões, os servidores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) Joelma Kremer e Robson Caldas de Oliveira, que expuseram os projetos e expectativas da Setec no âmbito da internacionalização e compartilharam a alegria de estarem presentes no curso. “Antes tínhamos ações isoladas e agora estamos tentando trabalhar em uma visão mais de integração e certamente esse curso servirá de inspiração para outros Institutos. Desejo que o IFPR continue com essa discussão de assuntos relacionados à internacionalização junto aos públicos”, finaliza Joelma.