Campus Telêmaco Borba realiza primeiros depósitos de patentes – Instituto Federal do Paraná

Campus Telêmaco Borba realiza primeiros depósitos de patentes

O Campus Telêmaco Borba do IFPR anunciou nesta segunda-feira (14) o depósito das suas duas primeiras patentes de produtos. Os projetos de inovação desenvolvidos na unidade têm o intuito de solucionar problemas do cotidiano das pessoas.

Alarme inteligente

Um dos inventos é um sistema de segurança pessoal e patrimonial que pode ser utilizado em passagens de entrada e saída. O dispositivo dispara um alerta sonoro quando há situações atípicas durante o acesso de pessoas, veículos ou objetos. De acordo com Marcos Dinís Lavarda, do Eixo Tecnológico de Elétrica/Controle e Automação do campus e coordenador do projeto, o alarme é configurável e automático, ou seja, tem monitoramento iniciado e finalizado por meio de sensores.

“Durante a abertura do portão é permitido um número específico de passagens; se o sistema for ativado e forem feitas as passagens programadas, o alarme não é disparado, mas se acontecer o contrário, ou seja, se houver obstrução da passagem, ausência ou excesso de passagens, o alarme dispara”, explica o docente.

Uma vez que o alarme é acionado, sinais de emergência são enviados para números de telefone cadastrados no sistema.

Controle de dietas

A outra invenção apresentada é um sistema biomédico voltado a dietas ou à reabilitação alimentar. “Seu funcionamento consiste em um dispositivo que analisa quantitativamente parâmetros programáveis, tais como peso total da refeição, peso de cada garfada de alimento, tempo entre garfadas e tempo total da refeição”, explica Marcos Dinís Lavarda, que também é responsável por este segundo projeto.

Segundo ele, outros parâmetros podem ser configurados, tais como despertadores e programa de evolução de treinos. Além disso, o dispositivo permite o armazenamento de resultados do usuário ao longo do programa de dieta.

Inovação

O anúncio do depósito das patentes foi realizado durante o Evento de Inovação e Propriedade Intelectual do Campus Telêmaco Borba, que reuniu a comunidade acadêmica, representantes de entidades municipais e autoridades do IFPR nesta segunda (14).

O professor Marcos Dinís Lavarda e o estudante Ricardo Ribas Junior receberam certificados de reconhecimento pelo primeiro depósito de patente realizado pelo Campus.

Disponibilização

Os dois protótipos devem ser apresentados em feiras de inovação. De acordo com os desenvolvedores, serão buscadas parcerias com empresas para a viabilização e disponibilização comercial dos inventos.

Página do Campus Telêmaco Borba