Campus Pitanga desenvolve ações contra o mosquito Aedes aegypti – Instituto Federal do Paraná

Campus Pitanga desenvolve ações contra o mosquito Aedes aegypti

Campus Pitanga desenvolve ações contra o mosquito Aedes aegypti

A primeira semana de março foi marcada com ações contra a Dengue, Zika e Chikungunya. As ações foram coordenadas pelas docentes: Angélica de Sousa Hrysyk e Lilian Orvatti, e teve como objetivo conscientizar servidores, estudantes e a comunidade próxima ao Instituto sobre a necessidade de prevenção ao aparecimento dos mosquitos transmissores. A primeira etapa consistiu na elaboração de “mosquitoeiras”, ou seja, armadinhas para os mosquitos, depois os estudantes tiveram uma aula de orientação sobre as fases de desenvolvimento dos mosquitos e as consequências de sua presença em nosso meio. Na terceira etapa, os estudantes e professores realizaram visitas às casas próximas ao Instituto. Durante as visitas, foram distribuídas as armadilhas explicando a sua função e também os folhetos informando sobre a limpeza dos quintais e jardins, foram dadas orientações para evitar criadouros e recolhidos lixos que pudessem acumular água. Os moradores foram informados que depois de 15 dias as armadilhas serão recolhidas para que possamos identificar os insetos capturados, ovos e larvas, e dessa forma, avaliar se há focos de mosquitos da dengue em nosso bairro.