Campus Pitanga realiza oficina para ensino da Matemática através de cubo mágico – Instituto Federal do Paraná

Campus Pitanga realiza oficina para ensino da Matemática através de cubo mágico

Durante o mês de agosto, o Campus Pitanga proporciona a seus estudantes a participação na oficina “Cubo de Rubik, suas relações com a matemática e o algoritmo para resolvê-lo”. O propósito é analisar o cubo, conhecido popularmente como “cubo mágico”, utilizando a matemática e sua relação entre os movimentos e as propriedades do objeto.

Com a oficina, pretende-se principalmente responder a três questões: a primeira consiste em verificar como é possível resolver um cubo mágico; a segunda questão trata da quantidade de combinações diferentes; já a terceira versa sobre o menor número de movimentos necessários para resolver qualquer uma das combinações do objeto. Como não poderia faltar, o algoritmo para a solução do cubo também será discutido e aplicado pelos alunos durante os cinco encontros.

Para o coordenador da oficina, professor Diego Panonceli, os benefícios da oficina são muitos. “Inicialmente, proporciona aos participantes aplicações da matemática que muitas vezes não são observadas no cotidiano, além do estímulo da atividade e da clareza mental, melhoria da memória”, ressalta Diego. “A técnica de solução favorece o desenvolvimento de orientações, sentidos e agilidade nas mãos.  Além disso, o cubo mágico pode funcionar como terapia, uma vez que o estresse e energia acumulados ao longo do dia podem ser nele descarregados”, conclui.