Câmpus do IFPR realizam atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra – Instituto Federal do Paraná

Câmpus do IFPR realizam atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

Na última semana, várias unidades do IFPR realizaram programações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20). Confira!

Entre os dias 17 e 21 de novembro, o Câmpus Paranavaí realizou a Semana da Consciência Negra. A abertura da programação se deu na segunda-feira (17), com uma palestra ministrada pelo Sheik Caido Bashir Mudera, que falou a respeito da cultura de Moçambique, seu país de origem. No dia 18, foi a vez da Mãe Luiza de Xangô, Mãe Rosalina e suas duas filhas realizarem uma palestra sobre as religiões de matriz africana: Umbanda e Candomblé. Durante a palestra elas tiraram dúvidas dos alunos e relataram os diversos tipos de preconceitos que sofrem em virtude de sua origem e suas convicções religiosas.

Na quarta-feira (19), o grupo de capoeira do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente (Cecap) de Paranavaí e o Mestre Coco fizeram apresentação sobre a origem da capoeira e a importância de Zumbi dos Palmares. Em seguida, apresentaram em forma de dança a história de Maculelê, um guerreiro indígena que defendeu sozinho sua tribo do ataque de uma tribo rival com apenas dois bastões. Ao final, apresentaram a “Capoeira Show”, espetáculo que empolgou todos os presentes.

Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, os alunos Eduardo Augusto Da Cruz Junior e Julia Venancio Balbueno dos Santos, sob orientação da Professora Viviane dos Santos, promoveram uma Roda de Samba com apresentações de músicas alusivas à cultura afro-brasileira.

Além das palestras e apresentações, o jornal InFoco, desenvolvido pelos alunos e professores do Câmpus, lançou uma edição especial sobre o Dia da Consciência Negra.

Apresentações culturais e palestra marcam as comemorações do Dia da Consciência Negra em Foz do Iguaçu

Na segunda-feira (10), o Câmpus Foz realizou uma programação especial para comemorar a data, com apresentações artísticas e culturais, como a Capoeira, o Hip Hop, com o Grupo Element Company, e canções alusivas ao tema, interpretadas pela aluna Andressa Caniza, do 1º ano do Curso Técnico em Informática. Os alunos e servidores presentes também prestigiaram a palestra com a Pró-Reitora de Extensão da Universidade da Integração Latino-Americana, professora ngela Maria Souza, sobre “O Negro no Brasil e em Foz do Iguaçu”. A atividade proporcionou aos alunos um momento de reflexão e conscientização sobre o tema.

Confira as fotos da comemoração na página do Câmpus Foz no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Ifpr-Campus-Foz-do-Iguacu/568747719812794).

Exibição de filmes marcam programação em Assis Chateaubriand

Em Assis Chateaubriand, a data foi marcada pela exibição e debate do filme “No limite: a história de Emie Davis. A atividade foi realizada nos turnos da manhã e da noite, na quinta-feira (20).

Em Jacarezinho, programação comemorativa será realizada em dezembro

Na primeira semana de dezembro, o Câmpus Jacarezinho realizará o “Balaio Cultural da Consciência Negra”, incluindo várias atividades como dança, música e DJ com o melhor do blackmusic. Fiquem ligados!

História e Cultura Afro-Brasileira estão presentes no currículo dos cursos oferecidos pelo IFPR

No dia 9 de janeiro de 2003 foi publicada a Lei 10.639, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de educação básica.

No Instituto Federal do Paraná, a comissão responsável pela elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos é orientada a atender à legislação quando da submissão de novas propostas ou de ajustes curriculares, além de ampliar as discussões sobre a temática da educação étnico-racial no currículo escolar, com propostas de trabalho articuladas em todos os componentes curriculares. A proposta pedagógica de todos os cursos busca garantir o reconhecimento e a valorização das raízes africanas da nação brasileira ao lado das indígenas, europeias e asiáticas bem como o respeito às diversidades de modo geral. “Mais do que discutir o tema em um único dia, é fundamental que os Câmpus desenvolvam um trabalho pedagógico constante, envolvendo estudantes dos cursos Técnicos de Nível Médio e dos Cursos Superiores, no sentido de reconhecer e valorizar a identidade, a história e a cultura dos afro-brasileiros”, afirma o Pró-Reitor de Ensino, professor Ezequiel Westphal.

Os principais documentos norteadores dessas políticas estão disponíveis na página da Diretoria de Ensino Médio e Técnico (Demtec/Proens).

Coleção História Geral da África, desenvolvida pela Unesco.