Campus Capanema rumo ao MIT – Instituto Federal do Paraná

Evento externo

Campus Capanema rumo ao MIT

Nesta quarta-feira (24), um grupo de sete estudantes do Campus Capanema embarca rumo aos Estados Unidos, para participar da 7ª Conferência Internacional Empreendedorismo, Inovação, Gestão Responsável e Desenvolvimento Econômico Sustentável, a ser realizada entre os dias 26 e 28 de abril no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, região metropolitana de Boston. A participação no evento é mais um capítulo da história iniciada há pelo menos um ano, com a apresentação e premiação do projeto Smart Vent em um evento de inovação tecnológica na cidade de Cascavel, o Technovação/Innovacities.

De um problema local para visibilidade internacional

Os projetos que vão para a Conferência Internacional são desenvolvidos no contexto da Equipe de Robótica do Campus Capanema. Você conhece um pouco mais da trajetória dos estudantes na entrevista apresentada na edição 07/2019 do Se Liga. O projeto Smart Vent também foi tema de reportagem exibida no Programa Caminhos do Campo, da Rede Paranaense de Comunicação, no dia 14 de abril.

Os estudantes André Luiz Dengo, Augusto Pilati Stachlewski, Kellerman Poloni Godarth, Djeisson Waldov, Ellen Luiza Rech, Samuel Neitzke Pontes e Murilo Henrique Hentz são os autores dos trabalhos aprovados (veja quais são na lista abaixo). Ligados a um curso técnico integrado, eles realizam, ainda no Ensino Médio, o sonho de estar em uma das mais conceituadas instituições de ensino do mundo, tudo graças ao envolvimento com projetos de pesquisa e inovação tecnológica ligados ao curso Técnico em Informática oferecido pelo campus.

“A realização de projetos de inovação auxilia na formação de profissionais preocupados com os arranjos sociais locais na busca da solução de gargalos tecnológicos; bem como na busca de uma educação de qualidade baseada nos pilares da pesquisa, ensino, extensão e inovação. Afinal, como disse Albert Einstein, uma mente que se expande, nunca volta ao tamanho normal. Logo, para esses alunos “o mundo é menor do que era antes” e eles sabem que podem realizar sonhos antes considerados impossíveis”, afirma o professor Kellerman Godarth.

Projetos aprovados

Evento: 7th International conference – “Entrepreneurship, Innovation, Responsible Management, and Sustainable Economic Development”

Realização: CYRUS Institute of Knowledge; Bentley University; Massachusetts Institute of Technology (MIT); New England College; ESCA Ecole de Management; UNINOVE.

Artigos aprovados:

• EXECUTION OF LESSONS, EXHIBITIONS AND SPEECHES ABOUT ARDUINO TECHNOLOGY AS A WAY TO INCENTIVE HUMAN AND TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT AT EDUCATIONAL INSTITUTIONS
    André Luiz Dengo, Augusto Pilati Stachlewski, Kellerman Poloni Godarth, Pedro Henrique Gnoatto Rosa, prof. Edimaldo Fialho Nunes de Oliveira, prof. Kellerman Augusto Lemes Godarth.
  • INTELLIGENT GARDEN IRRIGATION
    Djeisson Waldov, Murilo Henrique Hentz, Michelle Thaís Kollenberg, prof. Edimaldo Fialho Nunes de Oliveira, prof. Kellerman, Augusto Lemes Godarth.
  • SMART VENT – SMART VENTILATION FOR SMALL SIZE AVIARIES
  • WOMEN AND SCIENCE
    Ellen Luiza Rech, prof. Edimaldo Fialho Nunes de Oliveira, prof. Kellerman Augusto Lemes Godarth.
  • INITIATION COURSE AND INCENTIVE TO ROBOTIC PROJECTS NEXT TO STUDENTS OF SECONDARY AND FUNDAMENTAL SCHOOL COURSE
    Murilo Hentz, Djeisson Eliezer Waldov, Ellen Luiza Rech, Michelle Thaís Kollenberg, prof. Edimaldo Fialho Nunes de Oliveira, prof. Kellerman Augusto Lemes Godarth.
  • THE USE OF IFAGROTECH IN THE PRACTICE OF TRANSFORMATIVE LEARNING
    Andre Luiz Dengo, Cleusa Caciamani, Kellerman Poloni Godarth, prof. Kellerman Augusto Lemes Godarth, prof. Edimaldo Fialho Nunes de Oliveira.
  • LOW COST TECHNOLOGY: BIRD CRAMPS: Samuel Neitzke Pontes, André Luiz Dengo, Murilo Henrique Hentz

O trabalho “NO SENSE EXPERIENCES LTDA.: PROPOSAL OF BUSINESS MODEL THOUGHT FOR YOUNG PEOPLE IN CURITIBA/ PARANÁ / BRAZIL”, de autoria do estudante Jean Moroski, do Campus Pinhais, também foi aprovado para o evento, porém não acompanhará delegação.