II Noite da Astronomia envolve a comunidade no Campus Avançado Coronel Vivida – Instituto Federal do Paraná

II Noite da Astronomia envolve a comunidade no Campus Avançado Coronel Vivida

Publicado em

II Noite da Astronomia envolve a comunidade no Campus Avançado Coronel Vivida

II Noite da Astronomia envolve a comunidade no Campus Avançado Coronel Vivida

Na última sexta-feira (02), o Campus Avançado Coronel Vivida promoveu a segunda edição da Noite da Astronomia e também a I Mostra de Foguetes. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade os resultados do Projeto PBIS intitulado “Introdução à Astronomia e Astronáutica”, coordenado pelo professor Paulo de Oliveira Fortes Jr., bem como aprofundar conhecimentos dessa área da ciência.
O encontro foi organizado em quatro momentos: lançamento de foguetes e realização da I Mostra de Foguetes do IFPR; palestra com o professor Adriano Ortiz do IFPR Campus Ivaiporã e sua equipe, abordando conhecimentos introdutórios da Astronomia; observação astronômica utilizando telescópios sob a supervisão do grupo de palestrantes; e visitação à sala temática organizada pelas bolsitas e voluntárias do projeto: Amanda S. Bonatto, Evelyn S. Ferrari, Karin R. P. Alves, Kezia H. O. de Quadros Itner e Paola A. da Silva Castro. “Foi um evento excelente, o que me marcou foi o envolvimento das bolsitas, tanto na preparação quanto na execução da Noite da Astronomia”, comenta Sandro Romanelli, professor de Direito do campus. “Eu, enquanto professor, participei como um simples espectador que se deixou impressionar com a imensidão do universo, apresentado por elas e pelos palestrantes”, acrescenta o docente.

Para Maria Isabel H. Dambros, estudante do segundo ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, o evento representou um momento único para observar o céu. “Fiquei encantada com as luzes da sala temática, e mais ainda com a observação pelo telescópio, dando oportunidade para mim e muita gente de ter contato pela primeira vez”.

Topo