Campus Astorga realiza processo de consulta para escolha dos representantes dos estudantes – Instituto Federal do Paraná

Campus Astorga realiza processo de consulta para escolha dos representantes dos estudantes

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Campus Astorga realiza processo de consulta para escolha dos representantes dos estudantes

Campus Astorga realiza processo de consulta para escolha dos representantes dos estudantes

No mês de junho foi realizado o Processo de Consulta para escolher os representantes discentes do Campus Avançado Astorga do IFPR. Os representantes são escolhidos por toda a comunidade e exercem os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Relator e Vice-Relator no âmbito da República dos Estudantes do Campus. O papel dos membros da República dos Estudantes é participar ativamente das decisões da escola, em termos de organização e da vivência como representantes bem como ajudar na estruturação das pautas que são discutidas nas Assembleias dos Estudantes. Diferente dos Grêmios estudantis das escolas, que ficam reféns de decisões maiores dos gestores da escola, o processo democrático no Campus tem por pressuposto a aprendizagem cidadã e o despertar para o papel ativo enquanto agentes de transformação da escola e da comunidade, tanto dos estudantes, corpo de servidores e a comunidade lindeira. O exercício cotidiano da cidadania ocorre pela democracia representativa, em que os estudantes selecionam seus membros para ajudarem no processo de construção da escola, todavia, a ideia é a construção de uma democracia direta, uma vez que as discussões são realizadas na plenária das assembleias, em que todos tem direito de vez, voz e voto, consubstanciando um modelo de sociedade que, de fato, elimine cada vez mais a democracia como discurso e a realize efetivamente na prática cotidiana. O processo de consulta para eleição dos membros foi composto de comissão eleitoral, eleita no âmbito da assembleia, edital com todas as condições tácitas do processo, dois debates entre as chapas que se candidataram, eleição, escrutínio e posse dos eleitos, cujo calendário estabelecido correspondeu ao espectro do mês de junho. Para o dia da eleição, a comissão, orientada pelos docentes Bruno Strik e Ricardo Töws, elaborou uma urna eletrônica, cujos objetivos foi despertar para as inúmeras possibilidades e oportunidades de realização das técnicas de programação e robótica e sua sincronização com as demandas acadêmicas e republicanas. As chapas que se candidataram foram República em Ação, Partido do Instituto Federal e Partido dos Estudantes, sendo a primeira eleita no 1º turno com 59% dos votos. A Chapa Eleita é composta pelos seguintes membros: Fransoah Hoffeman (Presidente), Bianca Frenzarin Alves (Vice-Presidenta), Pedro Henrique Mattos (Relator) e Jéssica Orlandini de Lima (Vice-Relatora). A partir do resultado, a estudante Bianca Frezarin Alves, eleita como Vice-Presidente, escreveu um texto sobre a República dos Estudantes, que segue:

Adolescente.
A palavra adolescente vem do latim: “Adolescere” e significa crescer. Porém, há muitas definições para descrever o que realmente é um adolescente.
Uma das mais conhecidas é que os adolescentes não são nada mais, nada menos, do que crianças em processo de transformação para a fase adulta, envolvidos por processos complexos de mudanças físicas e emocionais, que consequentemente, consegue movê-los daquele mundinho de fantasia, de quando eram crianças cheias de sonhos e energia, para um universo em que são apenas seres confusos e completamente difíceis de lidar. Mas será mesmo isso? É o que você vai descobrir agora.
Eu como estudante do Instituto Federal – Campus Avançado Astorga e também adolescente, posso afirmar que na verdade, existe outra versão totalmente diferente do que realmente são os adolescentes: não são apenas crianças em processo de transformação como supracitado e sim mais do que isso, são indivíduos que procuram seu espaço no meio social, seja em casa, seja na escola, com o objetivo de adquirir sua própria identidade, sua própria personalidade. E buscam esse espaço de acordo com quem e com o que estão interessados, ou seja, nem todo jovem vai para a escola para estudar, por exemplo, ás vezes o ambiente escolar é apenas uma oportunidade para que o adolescente conheça pessoas novas e nada mais além disso.
O que quero destacar é que ninguém é igual, e que nem todos possuem a mesma linha de pensamento. A sociedade é composta pela diversidade, e é a diversidade que a enriquece. Desse modo, a escola também é preenchida por esses aspectos, e por isso, muitas vezes pode-se observar que as pessoas não são unidas como um todo e sim, separadas por grupos.
No IFPR, o intuito é construir a cada dia uma escola autônoma, democrática e aberta à comunidade, para que seja possível a quebra desses padrões de que diferentes pensamentos não podem ser compartilhados. E dessa forma, todas as opiniões e sugestões sempre são bem-vindas, podendo ser colocadas como pautas para serem discutidas nas assembleias.
Mas como essas assembleias são realizadas?
As assembleias são compostas pelos estudantes, docentes e comunidade. Tendo como seus “responsáveis” os estudantes que compõem a República Dos Estudantes, que atualmente são nomeados por Presidente, Vice-presidente, Relator e Vice-Relator, os quais, organizam as pautas a serem discutidas e ficam à frente das discussões, abrindo para votações nos casos do surgimento de propostas.
E o que é a República Dos Estudantes e como funciona?
A república dos estudantes tem seu início à partir de uma eleição, organizada por um grupo de estudantes, que comprometidos com essa responsabilidade, elaboram um edital em que consta os critérios necessários para que cada candidato para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Relator e Vice-relator, possam ser eleitos. Esse ano, ficou decidido (por votação da maioria na assembleia) que os candidatos deveriam criar chapas. Então, de acordo com a chapa vencedora, cada representante eleito, deverá participar do projeto República, que ocorre todas as sextas-feiras das 13h30min ás 15h00min, onde são discutidos juntamente com o professor orientador do projeto, sobre as questões da escola, as pautas que são sugeridas e como as assembleias precisam ser organizadas.
Sem mais delongas, o que realmente é essencial e precisa ser dito, é que a sociedade precisa de indivíduos que busquem o conhecimento, que não sofram transformações apenas da maneira física e emocional, mas que também se tornem os verdadeiros metamorfos do mundo. E é isso que os estudantes do IFPR – Campus Avançado Astorga, estão se dedicando para ser.

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