Campo Largo realiza solenidade para inaugurar bloco didático – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Campo Largo realiza solenidade para inaugurar bloco didático

Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, foi inaugurado oficialmente um bloco didático e o novo acesso ao Campus Campo Largo. Durante a solenidade,  João Claudio Bittencourt Madureira, diretor-geral da unidade, lembrou que a conclusão da obra representa uma conquista fundamental para o desenvolvimento do campus, planejado a partir do plano de ocupação e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) construído coletivamente com participação da comunidade interna e externa.  Destacou também que o Campus Campo Largo está se consolidando não apenas com as obras recentemente inauguradas: bloco didático, guarita de acesso e espaço multiuso, mas também com a contratação de novos servidores.

Expansão do Campus Campo Largo e fortalecimento dos laços locais

“O edital de Concurso Público lançado nesta quarta-feira (22) contempla a contratação de docentes que atenderão as propostas de abertura de curso planejadas para a oferta de Campo Largo em 2020. As áreas do conhecimento contempladas estão de acordo com o itinerário formativo que pensamos para a unidade. Além da alegria de realizar a inauguração dessas obras, estamos prestando contas para a sociedade dos recursos públicos aqui aplicados”, explicou.

Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do IFPR, e o prefeito Marcelo Puppi também estiveram na solenidade. Reforçaram a importância da parceria entre o campus e o município e o quanto a educação é essencial para a transformação da sociedade. Zanatta lembrou ainda o quanto o bloqueio de recursos destinados aos institutos federais atrapalha um projeto educacional responsável por mudar vidas.  O diretor de infraestrutura, Pierre Alves, relatou um cenário de contingenciamento e de desafios tanto para liberação de recursos quanto de finalização de projeto em tempo hábil. Entretanto, destacou que a sinergia de esforços entre reitoria e campus, inclusive com forte participação do corpo docente, assegurou a realização da obra.

Impacto para os estudantes

Os estudantes Ellen Tracz Ferreira e Davi Edson Anduz Maia que participam do Colégio Dirigente do Campus (Codic) também participaram da solenidade. Ellen, que está em seu último ano, disse que gosta muito do campus e que está satisfeita com a conquista das obras. Já Davi lembrou que está há dois anos e seis meses no Campus Campo Largo. “Ainda falta um ano e meio de curso. Neste período, vi o campus crescer com quadra coberta e o novo bloco. Minha pretensão é terminar este curso e ficar aqui por mais cinco anos, quem sabe em uma Engenharia”, comentou o estudante que foi bastante aplaudido. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) prevê para o Campus Campo Largo a oferta de 80 vagas – 40 vagas para cada curso, a partir de 2020, em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Matemática.