Campi do IFPR recebem tablets e notebooks destinados à acessibilidade – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR recebem tablets e notebooks destinados à acessibilidade

Os campi do IFPR receberam, durante a última reunião ordinária do Codir de 13 de junho de 2017, tablets e notebooks destinados à acessibilidade e permanência de estudantes com necessidades educacionais específicas.

Os materiais, adquiridos no final de 2016, são equipamentos voltados para a inclusão digital, sendo: 160 tablets e 40 notebooks, e estão sendo distribuídos aos campi considerando a demanda de estudantes com necessidades específicas informadas pelos coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal do Paraná.

Os materiais para acessibilidade e tecnologias assistivas são recursos que possibilitam o desenvolvimento de metodologias e estratégias, e promovem a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação das pessoas com necessidades específicas, visando à sua autonomia e independência no processo ensino-aprendizagem.

Os tablets e notebooks atenderão necessidades específicas através da instalação de softwares e programas considerando a especificidade do aluno, subsidiando o processo ensino-aprendizagem dos estudantes por meio da utilização de recursos de escrita, leitura e pesquisa de informação.

Segundo Marilisi Fischer, Coordenadora-geral do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFPR, “visando a missão e compromisso institucional de  possibilitar o ingresso, a permanência e êxito do estudante com necessidade específica, o Instituto Federal do Paraná vem trabalhando incansavelmente no sentido de qualificar o atendimento aos estudantes com necessidades específicas. Para tal, realiza amplo investimento na aquisição destes materiais”, declara.

Marilisi destaca que este investimento só é possível em função da política de inclusão do IFPR, que prevê a destinação de recurso para a aquisição de materiais de acessibilidade e tecnologias assistivas e, que vem se consolidando e sendo reconhecido por toda Rede Federal.

De acordo com a Coordenadora-geral do Napne, já foram investidos, até o presente momento, mais de 1 milhão de reais na aquisição destes materiais, e para o ano de 2017 está previsto ainda um montante de mais 300 mil reais.

A ação faz parte da política institucional do Instituto Federal do Paraná de acessibilidade, intermediada pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas da Pró-Reitoria de Ensino. Os materiais de acessibilidade visam atender, juntamente aos materiais adquiridos nos anos de 2013 e 2015, a estruturação dos Napnes dos 25 campi do IFPR.