Campanha Setembro Amarelo é tema de atividades variadas nos campi – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campanha Setembro Amarelo é tema de atividades variadas nos campi

Publicado em

Copiado!

Durante todo mês de setembro, os campi do IFPR desenvolvem atividades relativas à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A temática foi abordada de diferentes formas, de rodas de conversa a intervenções artísticas. As atividades voltavam-se especialmente aos estudantes e contaram com grande participação dos discentes.

No Campus Avançado Goioerê, a programação se estende por todo o mês. Já foram realizadas uma oficina de mandala e uma palestra com o tema “Valorização da Vida”, com representantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município. Também foram realizados uma roda de conversa sobre saúde mental, um Dia do Desafio e um mural de recados. O campus recebeu, ainda, a palestra “Suicídio e Saúde Mental”. Nesta terça (25), foi realizado um “Intervalão”, com poesia, música e intervenção artística. Nos próximos dias, estudantes e servidores podem participar de oficinas que vão abordar os temas “meditação” e “habilidades de vida”, que busca promover o autoconhecimento.

Em Assis Chateaubriand, um mural construído pelos estudantes do grêmio estudantil busca estimular o corpo discente com mensagens positivas. As mensagens são escritas à mão, em cartões amarelos em formato de coração. Quem quiser pode deixar a sua própria mensagem aos colegas e até mesmo levar consigo um dos recados.

Nesta semana, o Campus Irati dá início a um ciclo de debates sobre prevenção ao suicídio. A atividade terá o formato de cine-debate, e inicia nesta quinta-feira, dia 27, às 9h e às 14h, na Biblioteca do campus. A atividade será semanal e terá cinco encontros, que se estendem até novembro.

O cinema também foi a estratégia escolhida para abordar o tema da prevenção do suicídio junto aos estudantes no Campus Londrina. Nesta terça (25), o projeto de extensão CineIFPR exibiu o filme Sala “Samobójców”, seguido de um debate. Além disso, o curso Técnico em Enfermagem do campus promoveu palestras com o tema “Acolhimento para sobreviventes de suicídio”, nos dias 17 e 18. A atividade foi realizada em parceria com outras entidades municipais e estaduais. Cartazes sobre o tema também foram espalhados pela Biblioteca, com a finalidade de sensibilizar o corpo discente e de servidores da unidade.

A cor amarela predomina na decoração do Campus União da Vitória. Um painel com textos motivadores e dicas de como lidar com a depressão está disposto em um dos corredores do campus. Ali, os estudantes podem contar quais atitudes adotam para valorizar suas vidas. Ainda foram dispostas caixinhas para que a comunidade escreva bilhetes descarregando suas emoções. No dia 19 de setembro, o campus realizou uma roda de conversa com o tema “Suicídio tem solução”, com o apoio do grupo União Pró-Vida, de Porto União (SC). Após a roda de conversa, houve a exposição do filme “Extraordinário”. Nesta segunda (24), foi realizada a palestra “Suicídio: é preciso falar”, com o apoio do Caps de União da Vitória”.

No Campus Jaguariaíva, foram realizados um debate com o tema “Amor Próprio”, no dia 19, na Biblioteca do Campus; e uma roda de conversa, no dia 20, com representantes do Caps do município. Nesta terça (25), o grêmio estudantil promoveu um cine-debate aberto a estudantes e pais.

O Campus Palmas promoveu, no dia 21 de agosto, a mesa redonda com o tema “Prevenção do suicídio”. A mesa contou com participação de diferentes profissionais do município de Palmas e foi aberta ao público.

No Campus Avançado Quedas do Iguaçu, alunos intitulados “Companheiros do Bem” organizaram uma campanha de conscientização sobre o Setembro Amarelo. Os estudantes confeccionaram cartazes com o intuito de aumentar a autoestima, sensibilizar todos a ajudar e conversar com pessoas que precisam de ajuda. Os cartazes foram espalhados por todo o campus em locais inesperados, como por exemplo dentro do banheiro.

Em Paranavaí, estudantes e servidores foram convidados a, literalmente, vestir a camisa da campanha. No dia 20, todos foram ao campus trajando a cor amarela. A unidade também promoveu a campanha “Espalhe aqui o seu amor”, em que servidores e alunos foram incentivados a deixar mensagens de apoio e solidariedade a quem enfrenta problemas e precisa de ajuda em um cartaz fixado no campus.

Já os estudantes do Campus Avançado Barracão prepararam o campus para o Setembro Amarelo, com mensagens no mural e flores amarelas nos vasos de entrada da unidade.

No Campus Pinhais, estudantes e profissionais participaram da palestra “O valor da vida”, no dia 20 de setembro. Durante o evento, foram distribuídas aos participantes as fitinhas amarelas, símbolo da campanha de prevenção ao suicídio. O evento é atividade do Projeto de Pesquisa e Extensão: “Identidades: Avaliação psicopedagógica dos estudantes do IFPR – Campus Pinhais”, em que, desde agosto deste ano, estão sendo realizadas avaliações psicopedagógicas dos estudantes do campus, com o objetivo de mapear questões relacionadas à identidade dos nossos discentes, com a percepção de si mesmo nas relações com os outros e consigo, no ambiente familiar e escolar. Nesta quarta (26), será realizada também, como atividade de conscientização da campanha Setembro Amarelo, o evento da Semana de Ação Social do Campus Pinhais que conta com palestra com psicólogas sobre o tema “Conversando sobre Suicídio”. A iniciativa tem como objetivo servir de estratégia de intervenção para aumentar o conhecimento da comunidade escolar sobre saúde mental e assim reduzir fatores de risco que podem deixar a pessoa vulnerável.

No Campus Telêmaco Borba, o mês de setembro foi dedicado à realização das atividades do evento “Setembro amarelo: prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental no espaço escolar”, com ações diferenciadas, que abordaram não só a temática suicídio, mas também outros assuntos relacionados à saúde mental de nossos estudantes e suas principais demandas. O evento foi desenvolvido em parceria com servidores e estudantes do Grêmio Estudantil do campus.

No Campus Curitiba, o projeto de ensino e extensão Loucos Pela Vida promoveu uma roda de conversa para estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do campus, sobre o tema “Como ajudar alguém que pensa em suicídio?”. A atividade foi realizada por integrantes do projeto, do Grêmio Estudantil da unidade, além de servidores ligados à Seção Pedagógica. Os estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido na modalidade EaD pelo Campus Curitiba, também realizaram ações no polo em que assistem às aulas, na capital do Paraná.

O projeto IFPR Transparente, do Campus Ivaiporã, publicou uma entrevista com a psicóloga Aneliana da Silva Prado, do Campus Curitiba, que desenvolve pesquisa sobre a prevenção do suicídio no ambiente escolar. A pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT, mestrado em rede que tem o IFPR como um de seus polos. O trabalho busca produzir material educacional, mostrando como a escola pode trabalhar sobre este tema com a finalidade de minimizar a questão do tabu.

No Campus Avançado Coronel Vivida, os servidores e alunos realizam uma troca de bilhetes solidários. A ação consiste no envio de bilhetes de apoio a qualquer pessoa, com incentivos, elogios e palavras que aqueçam o coração. Os bilhetes podem ser anônimos, mas todos possuem um destinatário específico, os mesmos são distribuídos pelas responsáveis todos os dias. A ação será encerrada na quinta-feira, dia 27, quando o campus fará uma exibição fílmica sobre a temática e contará com a presença de um profissional da área, psicólogo, para um bate papo e sanar dúvidas.

Confira as fotos dos eventos!

Topo